v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Políticas Públicas, Movimentos Sociais e a MIL

Competência Informacional e Midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos

Elisabeth Adriana Dudziak
Universidade de São Paulo, Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas.
Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Universidade de São Paulo
Adriana Cybele Ferrari
Universidade de São Paulo

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Competência em Mídia e em Informação. Midiatização. Políticas públicas

Como Citar

Dudziak, E. A., Ferreira, S. M. S. P., & Ferrari, A. C. (2017). Competência Informacional e Midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 213–253. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675

Resumo

Com a difusão das tecnologias digitais, encontra-se em curso um fenômeno social e tecnológico generalizado de midiatização que influencia intensamente as instâncias sociais, econômicas, culturais e educacionais. Como resultado da demanda crescente de uma sociedade conectada e saturada pelas mídias e informações instantâneas, o empoderamento das pessoas por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI) passou a ser pré-requisito para o acesso equitativo e crítico à informação e ao conhecimento, proporcionando o pleno exercício da democracia e participação cidadã. O objetivo deste artigo é apresentar os principais marcos políticos representados por declarações, manifestos e recomendações definidos por organizações internacionais como a UNESCO e a IFLA, e entidades nacionais como a FEBAB, relacionados à promoção da competência informacional e midiática e, a partir daí, refletir sobre seu potencial de promover mudanças sociais, políticas e educacionais efetivas e virtuosas nas sociedades e governos