v. 13 (2017): N. Especial - Competência Informacional e Midiática
Educação e Didática para a MIL

Metacognição no processo de letramento informacional

Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque
UNIVERSIDADE DE BRASILIA
Biografia

Publicado 29-01-2017

Palavras-chave

  • Metacognição. Letramento informacional. Aprendizagem. Busca e uso da informação.

Como Citar

Gasque, K. C. G. D. (2017). Metacognição no processo de letramento informacional. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 13, 177–195. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/655

Resumo

O artigo apresenta revisão de literatura sobre a metacognição no âmbito do letramento informacional. A metacognição diz respeito ao conhecimento do conhecimento e ao controle sobre esse processo. Por sua vez, o LI relaciona-se à aprendizagem sobre como buscar, usar e comunicar a informação. A análise dos artigos identifica poucos artigos sobre a temática, o que requer mais investimentos em pesquisas na área, reconhecendo o potencial da metacognição para potencializar a aprendizagem de LI. Sugerem-se estratégias metacognitivas para o ensino dos padrões de LI. As estratégias metacognitivas fundamentam-se em três funções - planejamento, monitoração e avaliação. Os aprendizes precisam desenvolver a capacidade para refletir sobre o próprio processo de busca e uso da informação – LI – conhecer e saber sobre o quê, quando, como e por que realizam as atividades de busca e uso da informação, bem como usar as estratégias de intervenção