v. 15 n. 2 (2019)
Artigos

O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real

Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Universidade Federal de Lavras
Biografia
Magna Alves Dias
Universidade Federal de Lavras
Danielle Oliveira Lelis
Universidade Federal de Lavras

Publicado 08-05-2019

Palavras-chave

  • Biblioteca escolar,
  • espaço físico,
  • leitura,
  • educação

Como Citar

Goulart, I. do C. V., Dias, M. A., & Lelis, D. O. (2019). O espaço físico das bibliotecas públicas escolares: entre o legal e o real. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 15(2), 4–26. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/630

Resumo

O presente trabalho investigou quatro bibliotecas do ensino fundamental da rede pública municipal, de um município do estado de Minas Gerais, com o objetivo de apresentar o modo como se estrutura o espaço físico das bibliotecas escolares, a fim de se compreender o funcionamento e qual a realidade dos modos de organização e uso dos livros neste ambiente. Como proposta metodológica utilizou-se uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, por meio de registro de imagens buscou-se conhecer o acervo, a estrutura física, o funcionamento e tecer um paralelo com as orientações sobre as bibliotecas escolares propostas pelos documentos oficiais, abordando os aspectos da biblioteca escolar e sua grande importância no ensino e aprendizagem. As observações realizadas apontam que os espaços físicos investigados apresentam inadequações estruturais para o atendimento aos alunos, indicadores que mostram que essas áreas não podem ser classificadas como bibliotecas escolares, visto que não cumprem com o mínimo necessário exigido pelos documentos oficiais.