Universidade de São Paulo: a memória dos gestores e o limiar entre o público e o privado

Lilian Miranda Bezerra

Resumo


Ao Arquivo Geral da Universidade de São Paulo, como órgão central de seu Sistema de Arquivos (SAUSP), compete o estabelecimento de políticas, diretrizes e normativas no tocante à gestão documental com o fim de garantia de direitos, de cumprimento de deveres, assim como da preservação da memória institucional.

Com o aumento e especialização de sua equipe técnica conseguido nos últimos anos, estamos incrementando, desde 2013, ações condizentes ao estabelecimento da política memorial institucional.

Após a execução e a difusão dos resultados obtidos com o Projeto Memória Docente, que diagnosticou a existência de acervos de professores aposentados e/ou falecidos com o intuito de suscitar discussão acerca da necessidade de política institucional para estes conjuntos documentais, fomos procurados pela assessoria do atual reitor que se mostrava preocupada com a perda da memória desta e das demais gestões.

Ainda que pese a existência de instrumentos de gestão de documentos na Universidade de São Paulo (USP) desde o momento de institucionalização do SAUSP (1997) e que, portanto, boa parte da documentação produzida no âmbito do Gabinete do Reitor (GR) já estivesse neles contemplada, vimos nesse contato a possibilidade de expandir nossas ações de política memorial. Desse modo sugerimos e participamos da elaboração de normativa específica para os documentos gerados pelo reitor, pelos dirigentes das Unidades/Órgãos e respectivos substitutos.

Nas discussões e estudos que ensejaram a proposta de portaria procuramos experiências e normativas semelhantes já existentes em âmbito estadual e federal. O resultado desta busca nos trouxe questionamentos acerca do limite entre o público e o privado e nos levaram a propor uma abordagem distinta para a universidade.


Palavras-chave


Política institucional. Memória de gestores. Público e privado Universidade de São Paulo.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br