Publicado 24-11-2016
Palavras-chave
- Gestão da informação. Comunicação científica. Produção científica. Memória institucional.
Como Citar
Copyright (c) 2016 Thamyres Vieira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
A informação é um ativo essencial nas organizações, seu gerenciamento eficaz deve ser realizado de maneira que seu armazenamento e recuperação possibilite apropriação pelos potenciais usuários. As informações relativas à produção científica de uma instituição são consideradas estratégicas uma vez que possibilitam estabelecimento de metas internas e externas, além do reconhecimento de si própria e de seus profissionais, gerando um histórico que pode ser utilizado como ferramenta de pesquisa para tomada de decisão de melhores práticas, preservando a memória organizacional e evidenciando as contribuições científicas em seu segmento de atuação. Para levantamento bibliográfico foram utilizadas bases de dados como BRAPCI (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação), Scielo e repositórios institucionais. A informação científica tem como objetivo central a propagação em seu meio de atuação, visando contribuir na melhoria e desenvolvimento de processos, consequentemente no progresso da ciência. É fundamental destacar não somente a importância desse tipo informação em si, mas também de quem a produziu. Para que esse conteúdo seja recuperado é essencial a aplicação de estratégias de gerenciamento informacional de forma que, esses dados possam ser utilizados de maneira mais prática, visando fins internos e externos à organização. Internamente as informações podem ser consultadas a fim de contribuir para o estabelecimento de metas de produção de áreas específicas, estimulando um engajamento nas práticas científicas. As organizações compreendem a importância que suas informações possuem e acreditam que a solução para questões internas ou externas e aumento de reconhecimento da instituição em si e de seus profissionais está em seus próprios conteúdos produzidos.