v. 12 (2016): N. Especial - III Integrar
Anais III Integrar 2016

Formação de auxiliares de arquivo e de biblioteca como política pública brasileira de educação profissional

Jobson Louis Santos de Almeida
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
Biografia

Publicado 24-11-2016

Palavras-chave

  • Educação Profissional. Auxiliar de arquivo. Auxiliar de biblioteca. Política pública educacional.

Como Citar

Almeida, J. L. S. de. (2016). Formação de auxiliares de arquivo e de biblioteca como política pública brasileira de educação profissional. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 12, 33–39. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/576

Resumo

Este trabalho teve como objetivo discutir o processo de formação de auxiliares de arquivo e de biblioteca na perspectiva de uma política pública de educação profissional realizada no Brasil, fundamentando-se em estudo de caso realizado no sertão paraibano. Consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa e de nível exploratório e descritivo, nos moldes de um estudo de caso, realizada com auxílio das técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Nos resultados encontrados observou-se que tem ocorrido o fomento do desenvolvimento regional, que consequentemente, estimula a permanência dos profissionais qualificados no interior do Brasil. Isto se dá pelo engajamento das universidades e dos institutos federais nas políticas de interiorização da educação profissional, contribuindo para diminuição de iniquidades sociais e desigualdades regionais. Conclui que o ineditismo da formação profissional de Auxiliares de Arquivo e Biblioteca numa região que demanda por políticas e iniciativas de inclusão e desenvolvimento social, conforme é o sertão paraibano, já consiste em uma ação empreendedora e significativa. Trata-se do início de uma transformação social e cultural.