v. 14 n. 1 (2018)
Artigos

O Serviço de Informação ao Cidadão da Biblioteca Mário de Andrade

Luana Aparecida Neves Severiano
Prefeitura de São Bernardo do Campo
Biografia
Elisa Campos Machado
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Biografia

Publicado 08-01-2018

Palavras-chave

  • Biblioteca Pública,
  • Serviço de Informação,
  • Serviço de Referência

Como Citar

Neves Severiano, L. A., & Campos Machado, E. (2018). O Serviço de Informação ao Cidadão da Biblioteca Mário de Andrade. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 14(1), 42–65. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/547

Resumo

Apresenta os resultados da pesquisa documental referente ao período de 1978 a 2007, nos arquivos da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) de São Paulo, acerca do Balcão de Informações e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Registra o pioneirismo da instituição no estabelecimento de uma parceria público-privada entre a BMA e a Rádio Jovem Pan e, o esforço da equipe em oferecer ao cidadão informação social, orientação no uso do acervo da biblioteca e formação para o uso e apropriação da informação, com vistas a aproximar o munícipe do serviço público. Apresenta dados referentes aos canais de informação, as fontes utilizadas à época, o quantitativo de atendimento durante o período estudado, assim como as dificuldades enfrentas pela instituição. Registra o percurso histórico do serviço com objetivo de valorizar e difundir uma ação que foi referencia na cidade de São Paulo, capitaneada por uma biblioteca pública, que serviu de inspiração para a criação do atual Poupatempo no estado de São Paulo.