v. 11 (2015): N. Especial - XXVI CBBD
Artigos CBBD 2015

O panorama do ensino a distância nos cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil

Helen Rozados
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia
Andreza Souza
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia

Publicado 04-05-2016

Palavras-chave

  • Ensino a distância. Biblioteconomia. EAD. Graduação em Biblioteconomia.

Como Citar

Rozados, H., & Souza, A. (2016). O panorama do ensino a distância nos cursos de graduação em biblioteconomia no Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 11, 430–446. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/520

Resumo

Disserta sobre pesquisa realizada com o objetivo de mapear o estado de arte do ensino a distância no Brasil, relacionado à área da Biblioteconomia, em nível de graduação. Traça um breve histórico da EaD no Brasil, das suas raízes anteriores à web e surgimento em outros países. Apresenta conceitos de EaD segundo a legislação brasileira, instituições e autores da área, assim como suas vantagens perante o ensino presencial. A pesquisa proposta foi de abordagem quanti-qualitativa, de cunho exploratório, envolvendo os 35 cursos de Biblioteconomia existentes, presenciais e a distância. Um questionário online contendo questões abertas e fechadas, produzido através da ferramenta Google Forms, foi o instrumento de coleta de dados, que ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2015. Das instituições contatadas, 15 responderam o instrumento (40% do total), destas, 13 estão ligadas à instituições de ensino público e 2 a ensino privado. Juntas as Regiões Sudeste e Sul somaram 12 cursos (80% dos respondentes), sendo que as demais regiões representaram 1 curso cada. Quando questionadas se no curso era utilizada alguma plataforma para ensino a distância, mesmo sendo apenas como auxiliar ao ensino presencial, 12 responderam afirmativamente e 3 que não utilizam. Sobre quais plataformas eram utilizadas, a pesquisa mostra a preferência pelo Moodle, com 10 indicações. As duas outras plataformas citadas foram o SIGAA e o Quantum. Entende-se que essa investigação visa contribuir para o melhor entendimento da educação a distância da Biblioteconomia no Brasil e incentivar a ampliação do uso desta modalidade de ensino nos cursos da área. E que, de forma tímida, a Biblioteconomia está se abrindo para o ensino a distância.