A oferta diversificada de produtos e serviços bibliotecários na contemporaneidade: a biblioteca híbrida em evidência

Jorge Santa Anna

Resumo


Apresenta como temática de pesquisa, a modalidade atual de biblioteca, a Biblioteca Híbrida. Objetiva demonstrar o que vem sendo publicado sobre as Bibliotecas Híbridas, delineando desafios, perspectivas, produtos e serviços oferecidos nessas instituições. Para tanto, o estudo discute aspectos relacionados às transformações que as tecnologias da informação e comunicação proporcionam às bibliotecas nos últimos anos e reflete acerca dos principais produtos, serviços e práticas bibliotecárias oferecidas a partir do uso dos recursos da realidade virtual. A pesquisa foi conduzida por meio da revisão de literatura utilizando-se como estratégias de busca o descritor “Biblioteca Híbrida” em quatro bases de dados. Ao final, constatou-se que mesmo a realidade comprovando a existência e importância da Biblioteca Híbrida, poucos estudos têm sido realizados sobre essa nova modalidade de biblioteca, no âmbito brasileiro. Os sete estudos analisados na revisão consideram, de modo geral, que a Biblioteca Híbrida apresenta-se como melhor opção de acesso à informação para os usuários, pois ela tende a atender diferentes demandas, permitindo que eles ampliem suas escolhas no processo de busca, recuperação e acesso à informação. Sugere-se que outras revisões sejam feitas, abrangendo literatura internacional e pesquisa em um número maior de bases de dados.


Palavras-chave


Tecnologia da informação e comunicação; Bibliotecas Híbridas; Evolução das bibliotecas; Produtos e serviços bibliotecários.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br