A Gestão da Qualidade Total e a aplicabilidade de ferramentas da TQM em bibliotecas universitárias: abordagem atual e perspectivas futuras

Diego Leonardo Fonseca, Claudio Dantas Frota

Resumo


Resumo: As bibliotecas universitárias são organismos prestadores de serviços e produtos a usuários/clientes, no qual a demanda por informação em tempo hábil e a busca por um atendimento de qualidade tornou-se essencial para a sustentabilidade nesse novo cenário. A Gestão da Qualidade Total – GQT, ou Total Quality Management – TQM, é uma filosofia gerencial de grande utilidade para o planejamento estratégico da biblioteca universitária, haja vista que ela sistematiza os processos, agiliza o tempo de resposta e maximiza os resultados. O presente trabalho analisa a bibliografia debatida nas áreas de Engenharia de Produção e Biblioteconomia, que são voltadas para a qualidade, e aborda algumas ferramentas da TQM que podem ser vistas como mecanismos gerenciais, além de analisar as perspectivas e tendências futuras na área da GQT voltadas para a gestão em bibliotecas universitárias.


Palavras-chave


Gestão da Qualidade Total. Bibliotecas universitárias. Ferramentas da qualidade.

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br