v. 12 n. 2 (2016)
Artigos

O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação

Adriana Maria de Souza
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
Biografia

Publicado 28-12-2016

Palavras-chave

  • Coaching. Mentoria. Pesquisa acadêmica. Instituições de Ensino Superior. Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Como Citar

Souza, A. M. de. (2016). O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 12(2), 91–112. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457

Resumo

O estudo aproxima a relação da mentoria e do coaching como práticas pedagógicas para a melhoria nos processos de orientação acadêmica nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, em apoio ao desenvolvimento de habilidades discentes e docentes relacionadas à condução da pesquisa acadêmico-científica com ênfase no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao reconhecer a importância dessas abordagens nas Instituições de Ensino Superior (IES), considera-se aplicável a utilização dessas formas de interação, caracterizadas por uma cultura de aprendizado contínuo. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e revisão da literatura sobre as duas temáticas abordadas. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento metodológico, um questionário elaborado a partir de perguntas abertas aos docentes, discentes e coordenador do TCC da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, objetivando aproximar e comparar a prática de orientação vigente com os processos e aplicações da mentoria e do coaching. A partir da análise dos resultados pode-se aferir que, a prática desses processos de orientação acadêmica e profissional podem se relacionar e serem aplicados na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso potencializando o desenvolvimento da pesquisa científica e do pesquisador.