Rede de Leitura Inclusiva

M.A. Orrico, A.P. Silva

Resumo


Aproveitando a experiência e abrangência nacional, a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem desenvolvido um projeto para estimular a formação de redes de leitura inclusiva. A intenção é mobilizar e estreitar o relacionamento entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil. No primeiro ano do projeto, um total de 101 organizações de 12 estados brasileiros foram visitadas, com o objetivo de aproximar, reconhecer o cenário e mobilizar os principais atores envolvidos com o tema da leitura e inclusão. Em 8 destes estados, já houve a formação de grupos de trabalho para refletir e discutir uma atuação mais articulada em prol da leitura inclusiva. A atuação em rede permite o fortalecimento do vínculo entre as instituições locais, valorizando as iniciativas existentes e emergindo novas ações no âmbito do livro, leitura e bibliotecas, que considerem a inclusão das pessoas com deficiência.
A intenção do projeto é que todos os estados brasileiros participem deste processo de mobilização e sejam consolidados para elevar a iniciativa ao âmbito nacional.

Palavras-chave


Leitura; inclusão; pessoa com deficiência; rede; mobilização; mediação de leitura;

Texto completo:

PDF






____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br