v. 10 (2014): N. Especial VIII SENABRAILLE
Leitura inclusiva e trabalho em rede

Rede de Leitura Inclusiva

Palavras-chave

  • Leitura,
  • inclusão,
  • pessoa com deficiência,
  • rede,
  • mobilização,
  • mediação de leitura,
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Como Citar

Orrico, M., & Silva, A. (2014). Rede de Leitura Inclusiva. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 10. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/335

Resumo

Aproveitando a experiência e abrangência nacional, a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem desenvolvido um projeto para estimular a formação de redes de leitura inclusiva. A intenção é mobilizar e estreitar o relacionamento entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil. No primeiro ano do projeto, um total de 101 organizações de 12 estados brasileiros foram visitadas, com o objetivo de aproximar, reconhecer o cenário e mobilizar os principais atores envolvidos com o tema da leitura e inclusão. Em 8 destes estados, já houve a formação de grupos de trabalho para refletir e discutir uma atuação mais articulada em prol da leitura inclusiva. A atuação em rede permite o fortalecimento do vínculo entre as instituições locais, valorizando as iniciativas existentes e emergindo novas ações no âmbito do livro, leitura e bibliotecas, que considerem a inclusão das pessoas com deficiência.
A intenção do projeto é que todos os estados brasileiros participem deste processo de mobilização e sejam consolidados para elevar a iniciativa ao âmbito nacional.