O bibliotecário na biblioteca escolar e os usuários especiais: o desafio da inclusão

Maria Antonieta Ribeiro Marcolino, Cláudio Marcondes de Castro Filho

Resumo


No Brasil, a questão dos direitos das pessoas com deficiência foi enfatizada com o estabelecimento da Constituição de 1988, que traz em seus Artigos 206 e 208 o estabelecimento da igualdade de ensino para todos. Sendo as bibliotecas escolares uma extensão das instituições de ensino, também se encontram englobadas, nas políticas educacionais a respeito da educação inclusiva. No cenário da inclusão na biblioteca escolar a atuação do bibliotecário é fundamental, pois esse profissional é o responsável pelo acolhimento do usuário, utilizando meios especiais de atendimento, para aqueles cujas dificuldades forem maiores, além de realizar, diversas formas de mediação do conhecimento com os alunos, e também, gerenciar e organizar o espaço da biblioteca de forma acessível.

Palavras-chave


Biblioteca Escolar. Inclusão.

Texto completo:

PDF






____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br