Proposta de acesso inclusivo dos portadores de deficiência visual na Biblioteca Universitária José de Alencar da Faculdade de Letras da UFRJ.

C.V.S. Borges, B.C.M. Cajé, A.D. Fraguas, M.A.P. Motta, E.S. Rodrigues

Resumo


Esse trabalho é um proposta de acesso inclusivo dos portadores de deficiência visual na Biblioteca Universitária José de Alencar da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através de ações de adequação do espaço físico e da utilização de recursos informacionais que permitem o atendimento das necessidades desses usuários, utilizando recursos e ferramentas eletrônicos para dar suporte à pesquisa no ensino e aprendizagem, adquirindo acervos apropriados, como áudio-livros e livros em Braille, disponibilizando máquina de datilografia em Braille, promovendo eventos educativos e culturais e capacitando profissionais.

Palavras-chave


Bibliotecas universitárias; Acessibilidade; Inclusão; Deficientes visuais.

Texto completo:

PDF






____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br