v. 10 (2014): N. Especial VIII SENABRAILLE
Acessibilidade em Cultura e Educação

Projeto de Leitura Vivendo Histórias: vivendo a inclusão por meio da leitura numa casa geriátrica

Palavras-chave

  • Mediação de Leitura. Idosos. Acessibilidade.

Como Citar

Giacumuzzi, G. da S., Tressino, C. S., Timm, C., Moro, E. L. da S., & Estabel, L. B. (2014). Projeto de Leitura Vivendo Histórias: vivendo a inclusão por meio da leitura numa casa geriátrica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 10. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/319

Resumo

Apresenta o Projeto de Leitura: Vivendo Histórias, realizado em uma casa geriátrica de Porto Alegre – RS. Aborda os temas da leitura e da inclusão social de idosos residentes em casas de repouso. Analisa a contribuição da mediação de leitura para o desenvolvimento e a manutenção da coerência de pensamento, da memória e do afeto entre voluntários e idosos participantes. Destaca a leitura como fator fundamental para que os idosos desenvolvam maior capacidade de convivência com outros idosos e demais pessoas presentes em seu cotidiano. A leitura é fator fundamental para a inclusão social, à medida que proporciona o contato entre o leitor, o livro e o mediador de leitura, criando-se vínculos afetivos e propiciando novas representações de mundo. Além disso, pode-se perceber uma melhora na qualidade de vida dos idosos participantes, pois a mediação faz parte de sua vida, fazendo com que criem novas maneiras de vivenciar uma mesma realidade.