O conhecimento amazônico e a informação étnico-racial nas produções da Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
Publicado 27-05-2025
Palavras-chave
- Editora Universitária,
- Conhecimento amazônico,
- Informação étnico-racial,
- Publicação científica
Como Citar
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Este estudo parte do seguinte questionamento: como a Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) pode ser instrumento de visibilidade do conhecimento científico amazônico, sobretudo de populações negras, indígenas e rondonienses? Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar a promoção do conhecimento amazônico e da informação étnico-racial científica no âmbito das obras publicadas pela EDUFRO. Para tanto, foi contextualizada a EDUFRO, a partir de seu Regimento interno e sua Política Editorial, abordada a informação étnico-racial científica e o combate às injustiças epistêmicas no campo editorial. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Foram mapeadas e avaliadas as obras publicadas pela EDUFRO entre 2001 e 2023. Como resultados, foram encontradas 61 obras distribuídas entre os enfoques temáticos que atendem ao objetivo da pesquisa: Amazônia e Rondônia, Povos indígenas, Povos imigrantes e Estudos de Gênero e sexualidade.
Referências
- ANCIB – Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. GT 12 – Informação, estudos étnico-raciais, de gênero e diversidades. São Paulo, 2023.
- BRASIL. Decreto n. 6.040 de 07 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Diário Oficial da União, Brasília, 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6040.htm Acesso em: 30 abr. 2024.
- BRASIL. Presidência da República. Lei nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.
- BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, 2004.
- BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 2008.
- BUFREM, Leilah Santiago. Editoras Universitárias no Brasil: uma crítica para reformulação da prática. 2 ed. São Paulo: Edusp; Curitiba: Com Arte, 2015.
- FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: SBSP, 2023. 357 p. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/07/anuario-2023.pdf Acesso em: 19 ago. 2024.
- FRICKER, Miranda. Epistemic justice as a condition of political freedom? Synthese, [s.l.], v. 190, n. 7, p. 1317-1332, may 2013.
- LIMA, Ana Cláudia S. Informação étnico racial: a contribuição de arquivos, bibliotecas e museus na luta antirracista. Revista Fontes Documentais, [s.l.], v. 5, n. ed., 2022.
- MARTELETO, Regina. Cultura informacional: construindo o objeto informação pelo emprego de conceitos de imaginário, instituição e campo social. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 1-8, 1995.
- MATHIESEN, Kay. Informational Justice: A Conceptual Framework for Social Justice in Library and Information Services. Library Trends, Illinois, v. 64, n. 2, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/lib.2015.0044
- MINISTÉRIO DA IGUALDADE RACIAL. Conheça o novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Brasília: MIR, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/ods18 Acesso em: 10 jan. 2025.
- MONTAGUE, Rae-Anne. Information Justice Institute. The International Journal of Information, Diversity, & Inclusion, [s.l..], v. 7, n. ½, 2023. DOI: https://doi.org/10.33137/ijidi.v7i1/2.39394
- NANDYALA. [S.l.], 2024. Disponível em: https://nandyalalivros.com.br/ Acesso em: 20 jul. 2024.
- OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de; AQUINO, Mirian de Albuquerque. O conceito de informação etnicorracial na Ciência da Informação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 466-492, set. 2012.
- OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. Editora Malê: Entrevista com Vagner Amaro. LiterAfro, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/editoras/1034-editora-male-entrevista-com-vagner-amaro Acesso em: 20 jul. 2024.
- PATIN, Beth; SEBASTIAN, Melinda; YEON, Jieun; Bertolini, Danielle; GRIMM, Alexandra. Interrupting epistemicide: a practical framework for naming, identifying, and ending epistemic injustice in the information professions. Journal of the Association for Information Science and Technology, [s.l.], v. 72, n. 10, p. 1306-1318, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.24479
- PINTO, Gabriella Nair F. N.; KYRILLOS NETO, Fuad. A Editora UEMG e sua contribuição para a difusão do conhecimento. In: CHAMON, Magda Lucia; SETTE JÚNIOR, Fernando; PINTO, Gabriella Nair F. N. (org.). História da Universidade. Belo Horizonte: EdUEMG, 2020. p. 186-212.
- RIBEIRO, Renato. Estudo: 70% da população carcerária no Brasil é negra. Radio Agência, Brasília, 19 jul. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2024-07/estudo-70-da-populacao-carceraria-no-brasil-e-negra#:~:text=Dos%20mais%20de%20850%20mil,Anu%C3%A1rio%20Brasileiro%20de%20Seguran%C3%A7a%20P%C3%BAblica. Acesso em: 15 jan. 2025.
- SALDANHA, Gustavo. Organização dos saberes no domínio de povos e comunidades tradicionais do Brasil: linguagens, tecnologias, instituições informacionais e integração pragmática de dados. Projeto de pesquisa científica – Chamada Universal MCTIC/CNPq 2018 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Rio de Janeiro: IBICT, 2018.
- SANTOS, Thais Hellen do Nascimento; AQUINO, Mirian de Albuquerque. Entre os estudos culturais e a ciência da informação: fontes de informação com a temática étnico-racial. Informação e Informação, Londrina, v. 21, n. 1, p. 29-55, jan./abr. 2016.
- SELO NYOTA. Sobre. Florianópolis, 2024. Disponível em: https://www.nyota.com.br/sobre Acesso em: 20 jul. 2024.
- SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle C.; ROMEIRO, Nathalia L.; FEVRIER, Priscila R.; ALVES, Ana Paula M. Construindo caminhos: delineando os princípios da justiça informacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 22., 2022, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ENANCIB, 2021. Disponível em: https://cip.brapci.inf.br//benancib/v/202064. Acesso em: 14 jun. 2023.
- SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da.; FIDELES, Lindiwe S. O. Quilombo intelectual, informação étnico-racial científica e a valorização intelectual da população negra. Informação@Profissões, [s.l.], v. 10, p. 34-50, 2021.
- SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; GARCEZ, Dirnéle Carneiro; SILVA, Rubens Alves da. Conhecimento das margens: da injustiça epistêmica à valorização do conhecimento negro em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 27, p. 1-19, 2022.
- SOUZA, Maria Antonia. Informação étnico-racial: uma proposta de glossário sob a égide da Semântica Discursiva. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
- SOUSA, Maria Antonia; ALBUQUERQUE, Maria Elisabete B. C. Informação étnico-racial: proposta de glossário sob a égide da semântica discursiva. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, [s.l.], v. 10, n. 1, 2015.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR. Resolução nº 534/CONSEA, de 25 de julho de 2018: Regimento interno da Editora da UNIR (EDUFRO) e Política Editorial. Porto Velho: UNIR, 2018. Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/534_resea_regulamento_editora_EDUFRO_e_Pol_tica_Editorial_204507032.pdf Acesso em: 20 jul. 2024.