v. 21 (2025)
Melhores Trabalhos do CBBD 2024

Programa Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas: protocolo para formação interdisciplinar voltado à educação e cidadania

Daniele Achilles
Biografia

Publicado 27-05-2025

Palavras-chave

  • Comunidade de Práticas.,
  • Bibliotecas públicas,
  • Protocolo Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas,
  • COPBP – Processos formativos

Como Citar

Achilles, D. (2025). Programa Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas: protocolo para formação interdisciplinar voltado à educação e cidadania. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 21, 1–19. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2100

Resumo

Trata do Programa Comunidade de Práticas em Bibliotecas Públicas, protocolo teórico, metodológico, pedagógico e ético voltado à educação e cidadania desenvolvido em pesquisas extensionistas. Indica as relações entre bibliotecas, cultura e sociedade, destacando-as como espaços plurais com funções sociais e políticas. Define-se como pesquisa social, exploratória, descritiva, qualitativa. Utiliza a pesquisa bibliográfica e o método Comunidade de Práticas (COP). Explica o Protocolo COP, COPBP e COP – Eixos de Atuação, configurando-os como processos de ensino e aprendizagem assentados na arquitetura formativa singularizada. Conclui que o Protocolo COPBP auxilia bibliotecas por meio de engendramentos formativos, através da consultoria da Equipe COP, posicionando resoluções junto às comunidades, afirmando essas instituições como espaços para as relações sociais, para a construção dos modos de vida, com vistas no fomento da educação e cidadania, alinhados à Agenda 2030.

Referências

  1. ACHILLES, Daniele. Bibliotecas públicas brasileiras: sob a perspectiva da memória e experiência. Orientadora: Josaida de Oliveira Gondar. Rio de Janeiro, 2018, 278 f. Tese (Doutorado em Memória Social) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, 2018.
  2. ACHILLES, Daniele. Comunidade de práticas em bibliotecas públicas: informação e intercâmbio de experiências. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018.
  3. ACHILLES, Daniele. Comunidade de práticas em bibliotecas públicas: trajetórias teórico-práticas para a construção das narrativas históricas, identitárias e de memória das bibliotecas populares junto das comunidades do município de Niterói (RJ)”.. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2022.
  4. ACHILLES, Daniele. Comunidade de práticas em bibliotecas públicas: programa de extensão. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2022.
  5. ACHILLES, D.; SILVA, R. O. da. A biblioteca como não-lugar. Anais...XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Vitória, 2019.
  6. ALFARO LÓPEZ, Héctor Guillermo. El obstáculo epistemológico y la biblioteca, 2008. In.: XXVI Coloquio de Investigación Bibliotecológica y sobre la información, Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas, UNAM, Ciudad de México (México), Jueves, 2 oct. 2008.
  7. ALFARO LÓPEZ, Héctor Guillermo. Estudios epistemológicos de bibliotecología. México: UNAM, Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas, 2010. (Teoría y métodos).
  8. AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. São Paulo: Papirus Editora, 2012.
  9. BETANCUR BETANCUR; Adriana M.; ÁLVAREZ ZAPATA, D. Servicios de informacion ciudadano y comunitários: nuevos sentidos para las bibliotecas publicas. Revista Interamericana de Bibliotecología, v. 24, n. 2. p. 13-24, 2001. Disponível em: https://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/1964. Acesso em: 20 ago. 2023.
  10. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 02 jul. 2024.
  11. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
  12. GUATTATI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 7. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
  13. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO, 1949.
  14. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO, 1972.
  15. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO, 1994.
  16. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da Biblioteca Pública IFLA-UNESCO, 2022. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/6247. Acesso em: 15 jun. 2024.
  17. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. Ed. São Paulo: Aleph, 2009.
  18. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
  19. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico.14 ed. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Ed., 2001.
  20. LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, UK: Cambrigde University Press, 1991.
  21. LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Cartago de México, S.A. Cerrada de San Antonio Nº 22, 1984.
  22. MEDEIROS, Ana Ligia Silva. Biblioteca e cidadania. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 4, n. 13, p. 10-45, 2010.
  23. MEDEIROS, Ana Ligia Silva. Desconhecida pela comunidade e desprezada pelas autoridades: a biblioteca pública no Brasil na opinião de atores políticos e pesquisadores. Orientadora: Gilda Olinto. Rio de Janeiro, 2015. 175 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2015.
  24. MUELLER, Susana P. M. bibliotecas e sociedade: evolução da interpretação de função e papéis da biblioteca. R. Esc. Bibliotecon., Universidade de Brasíia, v.13, n.1., p. 7 – 54, mar. 1984.
  25. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 26 jul. 2024.
  26. PARADA, Alejandro E. Bibliotecologia y responsabilidade social. Información, cultura y sociedade, Buenos Aires, n. 1, 1999, p. 65-75.
  27. SHERA, Jesse H. Recent social trends and future libraries policy. In: The Library Quarterly, Chicago: University Chicago Press, 1933, vol. 3, n. 4, p. 339-353.
  28. SILVA, Renata Oliveira da; ACHILLES, Daniele; Sabbag, Deise Maria. Biblioteca pública e o lugar de si e do outro: lugar antropológico ou não-lugar?. Palabra clave [online]. 2022, vol.11, n.2, e158.
  29. SNYDER, William M.; WENGER, Etienne; SOUSA BRIGGS, Xavier. Communities of practice in government: leveraging knowledge for performance. The publicmanege, vol. 32, n.4, 2003, p. 17-21. Disponível em: https://www.businessofgovernment.org/sites/default/files/Communities%20of%20Practices.odf_.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
  30. WENGER, Etienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In.: BLACKMORE, C. Social learning systems and communities of practice. London, UK: Springer, 2010, p. 179-198. Disponível em: https://www.wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2022/09/09-10-27-CoPs-and-systems-v2.0.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
  31. WENGER, Etienne. Cultivating communities of practice: a quick start-up guide for communities of practice, 2002. Disponível em: https://www.wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2022/06/2001-EWT-Quick-start-up-guide-English.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.