v. 19 (2023): Jubileu de ouro
Artigos

Os cursos de graduação na Área de Ciência da Informação no Brasil

Silvio Telles dos Santos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia
Martha Suzana Cabral Nunes
Universidade Federal de Sergipe
Biografia
Zaira Regina Zafalon
Universidade Federal de São Carlos
Biografia
Samile Andrea de Souza Vanz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia

Publicado 25-09-2023

Palavras-chave

  • Biblioteconomia,
  • Arquivologia,
  • Museologia,
  • Gestão da Informação,
  • Ciência da Informação

Como Citar

Santos, S. T. dos, Nunes, M. S. C., Zafalon, Z. R., & Vanz, S. A. de S. (2023). Os cursos de graduação na Área de Ciência da Informação no Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 19, 1–31. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1885

Resumo

O Brasil vivenciou uma grande expansão no ensino superior através de diversos programas governamentais nos anos 2000. Houve um aumento na oferta de cursos de graduação, além de instituições de ensino público e privadas em atividade no país. Esse artigo faz parte da pesquisa ‘Perfil de formação e atuação dos docentes brasileiros da área de Ciência da Informação’, que pretende realizar o mapeamento e identificar o perfil dos docentes atuantes nos cursos de graduação em Ciência da Informação, área que contempla os cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Gestão da Informação e Museologia. Na primeira etapa da pesquisa, o mapeamento dos cursos, foi realizada uma pesquisa histórico-documental através dos sites institucionais e do Ministério da Educação. Identificaram-se 109 cursos de graduação em atividade na modalidade presencial e à distância, distribuídos em 60 Instituições de Ensino Superior. Os resultados indicam também cursos extintos e em processo de extinção, além dos cursos mais antigos no país. Foram identificados 901 docentes na área, e observou-se disparidade no volume de docentes por instituições. Conclui que a maior concentração de cursos e IES acontece na região Sul e Sudeste e houve aumento considerável na oferta de cursos na modalidade à distância na última década, muitos deles vinculados ao convênio CAPES/UAB/CFB.

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