v. 18 (2022)
Artigos

Avaliação de sistemas de organização do conhecimento: uma análise na literatura da área

Rodrigo Akio Siqueira Sono
Universidade de São Paulo
Biografia
Marivalde Moacir Francelin
Universidade de São Paulo
Biografia

Publicado 22-10-2022

Palavras-chave

  • Sistemas de Organização do Conhecimento. Linguagens Documentárias. Avaliação. Método. Epistemologia.

Como Citar

Siqueira Sono, R. A., & Francelin, M. M. (2022). Avaliação de sistemas de organização do conhecimento: uma análise na literatura da área. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–27. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1792

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os principais métodos de avaliação dos SOCs e verificar quais são os parâmetros avaliados nesses sistemas. A pesquisa é exploratória, com base em investigação bibliográfica e análise de conteúdo. Os resultados foram organizados a partir de três tipos de avaliação: forma, uso e conteúdo (BOCCATO; FUJITA, 2006a). As avaliações pela forma visam a estrutura e as relações semânticas dos sistemas. Os processos de avaliação pelo uso concentram-se nos sistemas nas atividades de análise documentária e recuperação da informação. E a avaliação pelo conteúdo analisa a consistência semântica dos termos incorporados ao vocabulário do sistema. Os resultados apontam que 68,4% dos trabalhos focam na avaliação dos SOCs pelo conteúdo e 36,8% pela forma e uso. As pesquisas são orientadas pelo paradigma físico em 36,84% e pelo sóciocognitivo em 63,16% dos trabalhos, sendo que, o paradigma físico abrange predominantemente a avaliação pelo uso, enquanto que o sóciocognitivo orienta as avaliações pelo conteúdo e forma. As pesquisas com abordagem quantitativa abrangem mais tipos de SOCs e apoiam os três tipos de avalição, enquanto que a abordagem qualitativa avalia poucos tipos de SOCs e foca principalmente nas avaliações pela forma e conteúdo. A conclusão destaca a existência de diferentes métodos de avaliação, porém, ressalta que há ainda algumas funções desempenhadas pelos sistemas que não são objeto de análise e que falta aos estudos de avaliação pluralidade nas abordagens epistemológicas. Por fim, a pesquisa contribuiu para traçar um quadro sobre as principais formas avaliação dos Sistemas de Organização do Conhecimento.