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Desenvolvimento da competência em informação e combate à desinformação nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do Brasil
Publicado 18-03-2023
Palavras-chave
- Competência em informação,
- Desinformação,
- Universidades federais brasileiras,
- Biblioteconomia - currículo
Como Citar
Teixeira, F. S., Schettino Jacob dos Santos, J., & Leandro da Mata, M. (2023). Desenvolvimento da competência em informação e combate à desinformação nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 19, 1–28. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1791
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a presença da temática de competência em informação e aquelas relacionadas à avaliação da informação e à desinformação nos cursos de Biblioteconomia das instituições de ensino superior (IES) federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, em que os documentos institucionais como ementas, projetos político-pedagógicos, e planos de ensino foram utilizados como principais fontes de informação. A análise dos dados obtidos ocorreu de forma qualitativa e quantitativa. Também fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Bardin para categorização. Como resultado, constatou-se a existência de 82 disciplinas que trabalham aspectos referentes à busca, seleção, avaliação, uso e disseminação da informação. Contudo, apenas oito tratam especificamente da competência em informação e nenhuma das disciplinas trabalham diretamente a questão da desinformação. Apesar deste ser um número reduzido, identificaram-se outros componentes curriculares que desenvolvem estes conteúdos de forma indireta e podem contribuir para a formação do profissional bibliotecário, como as disciplinas relacionadas às fontes de informação e seu uso ético. Considera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento dos currículos de Biblioteconomia das universidades federais, bem como de outras instituições de ensino superior quanto à inserção de disciplinas que contemplem o desenvolvimento de habilidades informacionais e o pensamento crítico dos futuros bibliotecários.Referências
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