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Artigos

Desenvolvimento da competência em informação e combate à desinformação nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do Brasil

Flávio Silva Teixeira
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia
Júlia Schettino Jacob dos Santos
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia
Marta Leandro da Mata
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia

Publicado 18-03-2023

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • Desinformação,
  • Universidades federais brasileiras,
  • Biblioteconomia - currículo

Como Citar

Teixeira, F. S., Schettino Jacob dos Santos, J., & Leandro da Mata, M. (2023). Desenvolvimento da competência em informação e combate à desinformação nos currículos de Biblioteconomia das universidades federais do Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 19, 1–28. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1791

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a presença da temática de competência em informação e aquelas relacionadas à avaliação da informação e à desinformação nos cursos de Biblioteconomia das instituições de ensino superior (IES) federais brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental e descritiva, em que os documentos institucionais como ementas, projetos político-pedagógicos, e planos de ensino foram utilizados como principais fontes de informação. A análise dos dados obtidos ocorreu de forma qualitativa e quantitativa. Também fez-se uso da análise de conteúdo proposta por Bardin para categorização. Como resultado, constatou-se a existência de 82 disciplinas que trabalham aspectos referentes à busca, seleção, avaliação, uso e disseminação da informação. Contudo, apenas oito tratam especificamente da competência em informação e nenhuma das disciplinas trabalham diretamente a questão da desinformação. Apesar deste ser um número reduzido, identificaram-se outros componentes curriculares que desenvolvem estes conteúdos de forma indireta e podem contribuir para a formação do profissional bibliotecário, como as disciplinas relacionadas às fontes de informação e seu uso ético. Considera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa podem contribuir para o fortalecimento dos currículos de Biblioteconomia das universidades federais, bem como de outras instituições de ensino superior quanto à inserção de disciplinas que contemplem o desenvolvimento de habilidades informacionais e o pensamento crítico dos futuros bibliotecários.

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