v. 18 (2022)
Artigos

Políticas públicas para formação e desenvolvimento de coleções, comunidade LGBTQIA+ e representatividade: um estudo do acervo da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Arthur Henrique Feijó de Almeida
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Publicado 22-10-2022

Palavras-chave

  • Formação e Desenvolvimento de Coleções. Bibliotecas públicas. Comunidade LGBTQIA .

Como Citar

Almeida, A. H. F. de. (2022). Políticas públicas para formação e desenvolvimento de coleções, comunidade LGBTQIA+ e representatividade: um estudo do acervo da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–22. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1790

Resumo

As bibliotecas públicas têm evoluído bastante nos serviços oferecidos à sua comunidade de usuários, contudo o empréstimo e consulta de obras literárias e a continuam como o mais popular entre eles. Para isso, é necessário que haja um acervo diverso que seja capaz de atingir todos os públicos em suas particularidades e para isso existem algumas políticas públicas que dão subsídios para a formação e desenvolvimento das coleções das bibliotecas públicas. Entretanto, ainda hoje é possível perceber que narrativas referentes à comunidade LGBTQIA+ não têm chegado às estantes das bibliotecas, ainda que esta seja uma frequentadora assídua desses espaços. O objetivo do presente estudo é averiguar se a comunidade LTGBTQIA+ tem ou não encontrado representatividade nos títulos que formam os acervos das bibliotecas públicas. Para isso, realizou-se uma análise dos livros de literatura comprados pela Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco entre 2010 e 2021 e constatou-se que os títulos que tangiam a comunidade LGBTQIA+ correspondem apenas a 1% dos livros adquiridos pela instituição em pouco mais de uma década. É necessário que haja uma maior inclusão de títulos que gerem identificação por parte dessa comunidade, não apenas para captar usuários e formar leitores, mas também para promover debates capazes de minimizar a marginalização desses sujeitos.