O Design Thinking como método de pesquisa científica inserido no contexto da Ciência da Informação
Publicado 28-04-2023
Palavras-chave
- Design Thinking1,
- Pesquisa Científica2,
- Ciência da Informação3
Como Citar
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Resumo
Neste artigo apresentamos a possibilidade da utilização do Design Thinking como um promissor método de pesquisa científica inserido no ambiente da Ciência da Informação. O Design Thinking, pode ser considerado um conceito guarda-chuva, pois consegue aglutinar múltiplos olhares e perspectivas científicas/teóricas em um só corpo, e, por isso, consegue auxiliar os pesquisadores em seus estudos de forma diferenciada, pois amplia as possibilidades de se criar relações e interações com outras disciplinas, além de possibilitar inúmeras alternativas com relação a experimentação de novas técnicas inseridas ao universo da pesquisa científica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste artigo é tida como qualitativa, documental, exploratória/descritiva, o instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a revisão bibliográfica da literatura e para a análise foi utilizada a técnica de triangulação dos dados. Como resultado apontamos a construção de um referencial teórico preliminar, sobre o tema, no intuito de demonstrar a relevância da utilização dos conceitos e técnicas do Design Thinking, em referência aos novos estudos de casos inseridos no contexto da Ciência da Informação. Como considerações concluímos que o presente artigo evidencia algumas alternativas salutares de usabilidade e assertividade do Design Thinking como instrumento de auxílio ao desenvolvimento as pesquisas que já se utilizam ou não do método científico do Estudo de Caso, principalmente no campo da Ciência da Informação.