v. 18 (2022)
Artigos

A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim (RN)

Gisely Karla de Medeiros Carvalho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Biografia
Gabrielle Francinne de S. C. Tanus
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Biografia

Publicado 22-10-2022

Palavras-chave

  • Bibliotecas escolares,
  • Letramento informacional,
  • Mediador de leitura,
  • Bibliotecário

Como Citar

Carvalho, G. K. de M., & Tanus, G. F. de S. C. (2022). A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim (RN). Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–24. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1745

Resumo

O estudo apresenta uma discussão acerca das bibliotecas escolares. Foca, em especial, a visão dos mediadores de leitura atuantes na rede municipal de ensino de Parnamirim (Rio Grande do Norte). A pesquisa possui caráter descritivo e segue a metodologia de abordagem indutiva com coleta de dados intermediada por questionário. Os resultados abrangem o perfil dos mediadores de leitura, sua atuação e seus interesses na biblioteca escolar, bem como mostram que são esses profissionais que unicamente administram as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino. O que, de certa forma, fere a legislação brasileira acerca das bibliotecas escolares, Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Contudo, essa realidade não é particularidade do munícipio investigado, fato que ratifica a questão de averiguar o que pessoas não egressas do curso de Biblioteconomia fazem e pensam sobre a biblioteca escolar. Esses mediadores de leitura reconhecem que não dominam as técnicas e as competências específicas do bibliotecário e que, por isso, cogitam trabalhar com este profissional. Fica evidente que os mediadores de leitura carecem de conhecimentos necessários para o desenvolvimento do letramento informacional. A investigação atingiu o seu propósito, uma vez que traz as compreensões do público pesquisado e destaca a importância de bibliotecários nas bibliotecas escolares.