A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim (RN)

Gisely Karla de Medeiros Carvalho, Gabrielle Francinne de S. C. Tanus

Resumo


O estudo apresenta uma discussão acerca das bibliotecas escolares. Foca, em especial, a visão dos mediadores de leitura atuantes na rede municipal de ensino de Parnamirim (Rio Grande do Norte). A pesquisa possui caráter descritivo e segue a metodologia de abordagem indutiva com coleta de dados intermediada por questionário. Os resultados abrangem o perfil dos mediadores de leitura, sua atuação e seus interesses na biblioteca escolar, bem como mostram que são esses profissionais que unicamente administram as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino. O que, de certa forma, fere a legislação brasileira acerca das bibliotecas escolares, Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Contudo, essa realidade não é particularidade do munícipio investigado, fato que ratifica a questão de averiguar o que pessoas não egressas do curso de Biblioteconomia fazem e pensam sobre a biblioteca escolar. Esses mediadores de leitura reconhecem que não dominam as técnicas e as competências específicas do bibliotecário e que, por isso, cogitam trabalhar com este profissional. Fica evidente que os mediadores de leitura carecem de conhecimentos necessários para o desenvolvimento do letramento informacional. A investigação atingiu o seu propósito, uma vez que traz as compreensões do público pesquisado e destaca a importância de bibliotecários nas bibliotecas escolares.

Palavras-chave


Bibliotecas escolares; Letramento informacional; Mediador de leitura; Bibliotecário

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br