v. 18 (2022)
Artigos

Produtivismo acadêmico: desvelando o conhecimento dos docentes da pós-graduação em Ciência da Informação das regiões Sul e Sudeste do Brasil

Luciana Ferreira da Costa
Universidade Federal da Paraíba
Biografia
Edilson Teixeira Barbosa Filho
Universidade Federal da Paraíba
Biografia

Publicado 16-12-2022

Palavras-chave

  • Produtivismo acadêmico,
  • Perfil e percepção dos docentes,
  • Ciência da Informação,
  • Brasil.

Como Citar

Costa, L. F. da, & Teixeira Barbosa Filho, E. (2022). Produtivismo acadêmico: desvelando o conhecimento dos docentes da pós-graduação em Ciência da Informação das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–23. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1725

Resumo

De modo a discutir o fenômeno produtivismo acadêmico que no Brasil tem sua legitimação a partir da década de 1990, sendo compreendido como pressão pela quantidade de publicação, é que esta pesquisa objetiva caracterizar a percepção dos docentes do núcleo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das regiões Sul e Sudeste do Brasil acerca do produtivismo acadêmico. Metodologicamente, é um estudo bibliográfico, documental e descritivo, pautado em abordagem qualitativa com aporte quantitativo. Para a coleta de dados utiliza como instrumento o questionário, sendo os dados obtidos tratados a partir da análise de conteúdo. Os resultados indicam, precisamente quanto à percepção do fenômeno produtivismo acadêmico, que os docentes são os mais diretamente atingidos pela pressão por publicar em termos quantitativos e que isso reverbera na eleição dos mais bem “qualisados” periódicos científicos, mas também no tempo de maturação das pesquisas, além de interferir nas inúmeras demais atividades. Conclui que a pressão do produtivismo acadêmico e o seu cumprimento por meio da publicação nos mais diversos canais de comunicação científica, especialmente, em periódicos científicos mantém a sobrevivência dos docentes no PPG dado o recredenciamento que ocorre em período estabelecido, em caso de atendimento aos critérios ou quesitos pelos quais o programa é avaliado no contexto da chamada Avaliação Quadrienal.