v. 18 (2022)
Artigos

Cultura maker para o engajamento de bibliotecas com suas comunidades

Aline Xarão Rodrigues
Biografia
Jéssica Bedin
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
Biografia
Priscila Machado Borges Sena
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Biografia

Publicado 03-09-2022

Palavras-chave

  • Makerspace,
  • Cultura Maker,
  • Inovação em Bibliotecas.

Como Citar

Rodrigues, A. X., Bedin, J., & Sena, P. M. B. (2022). Cultura maker para o engajamento de bibliotecas com suas comunidades. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–18. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1721

Resumo

A missão das bibliotecas independentemente da tipologia, é ofertar serviços e produtos que supram a necessidade informacional de sua comunidade. Para auxiliar neste processo de aprendizagem, os makerspaces servem como modelos de inovação e estímulo ao trabalho criativo e compartilhado. Dessa forma, nesta pesquisa se busca reconhecer os makerspaces para o engajamento e conexão das bibliotecas às suas comunidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, é fundamentada em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica. Como resultado, nota-se que a cultura maker embora seja pouco difundida no Brasil, impacta positivamente nas bibliotecas onde foram implementadas, apropriando-se de ferramentas tecnológicas e manuais para produzir conhecimento. Por fim, concluiu-se que os makerspaces são capazes de ressignificar o papel das bibliotecas enquanto agentes de transformação social, porém, precisam ser estudados pelos profissionais da informação, a fim de obter experiências e soluções viáveis e eficazes tanto às bibliotecas quanto à comunidade. Notou-se que ainda existem um número baixo de publicações relacionadas à temática makerspaces em bibliotecas, porém de acordo com os artigos selecionados para estudo dessa pesquisa, os propósitos e resultados convergem no que condiz com os benefícios associados à implementação destes em diferentes ambientes e tipos de bibliotecas, existindo a necessidade de ampliar os estudos a fim de democratizar e popularizar tal modelo de aprendizagem coletiva e inovadora.