Cultura maker para o engajamento de bibliotecas com suas comunidades

Aline Xarão Rodrigues, Jéssica Bedin, Priscila Machado Borges Sena

Resumo


A missão das bibliotecas independentemente da tipologia, é ofertar serviços e produtos que supram a necessidade informacional de sua comunidade. Para auxiliar neste processo de aprendizagem, os makerspaces servem como modelos de inovação e estímulo ao trabalho criativo e compartilhado. Dessa forma, nesta pesquisa se busca reconhecer os makerspaces para o engajamento e conexão das bibliotecas às suas comunidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, é fundamentada em revisão de literatura a partir da pesquisa bibliográfica. Como resultado, nota-se que a cultura maker embora seja pouco difundida no Brasil, impacta positivamente nas bibliotecas onde foram implementadas, apropriando-se de ferramentas tecnológicas e manuais para produzir conhecimento. Por fim, concluiu-se que os makerspaces são capazes de ressignificar o papel das bibliotecas enquanto agentes de transformação social, porém, precisam ser estudados pelos profissionais da informação, a fim de obter experiências e soluções viáveis e eficazes tanto às bibliotecas quanto à comunidade. Notou-se que ainda existem um número baixo de publicações relacionadas à temática makerspaces em bibliotecas, porém de acordo com os artigos selecionados para estudo dessa pesquisa, os propósitos e resultados convergem no que condiz com os benefícios associados à implementação destes em diferentes ambientes e tipos de bibliotecas, existindo a necessidade de ampliar os estudos a fim de democratizar e popularizar tal modelo de aprendizagem coletiva e inovadora.   


Palavras-chave


Makerspace; Cultura Maker; Inovação em Bibliotecas.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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