Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Brasil
Doutora em Educação, pela Faculdade de Educação/UNICAMP. Mestre em Planejamento de Sistemas de Informação, pela PUCCAMP. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Integra o Grupo de Pesquisa Engenharia da Informação (GPEI), que se dedica ao mapeamento, à organização, à representação e ao compartilhamento e disseminação de dados, informação e conhecimento. Os assuntos de maior interesse e de dedicação são: i) plano de gestão de dados acionável por máquina, gestão de dados de pesquisa, repositórios de dados de pesquisa e biblioteconomia de dados; ii) representação descritiva e temática de dados e informação.
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Brasil
Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestre em Informatique et Systèmes spécialité recherche Modèles, systèmes, imagerie, robotique, pela Université Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, França (2009).
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Brasil
Doutora e mestre em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília. Atua em projetos de pesquisa relacionados às seguintes temáticas: organização e tratamento da informação digital, gestão do conhecimento, organização de conteúdos digitais em ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem, gestão de dados de pesquisa, organização de ambientes colaborativos para redes de pesquisa, organização de conteúdos para dispositivos móveis, inovação em instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), estruturação e gestão de redes de pesquisa, prospecção de demandas, modelos de negócios, gestão de projetos, gestão de processos técnicos e gerenciais, comunicação digital, gestão da informação, narrativas digitais, transmídias, educação, educação corporativa, aprendizagem organizacional, aprendizagem com mobilidade, aprendizagem colaborativa, ensino a distância, educação não-formal para transferência de tecnologia no meio rural, design instrucional e design multimídia.
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Brasil
Bacharel em Química, Química Tecnológica e mestre em Química, pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atua na gestão e nas atividades da Biblioteca da Embrapa Informática Agropecuária, com destaque para a catalogação de publicações nos repositórios institucionais, normalização de publicações da Unidade e atendimento a usuários internos e externos. Tem interesse em assuntos relacionados à gestão de dados de pesquisa científica, catalogação e recuperação da informação.
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Brasil
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Mestre em Ciência da Informação (2010) e bacharel em Biblioteconomia (2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Ciência da Informação, em especial nos temas voltados à gestão e organização do conhecimento, aos sistemas de organização do conhecimento e à gestão e organização da informação.
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Brasil
Possui graduação em Zootecnia (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Produção Animal, pela FCAV/UNESP Jaboticabal e pós-doutorado em Melhoramento Genético Animal (2003) pela FMVZ/UNESP Botucatu. Tem experiência nas áreas de Fisiologia Animal, Biologia Molecular, Bioinformática e Genômica, com ênfase em Genômica Funcional.
Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Brasil
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado (1997) e doutorado (2002) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo, especialização em Bioinformática (2002) pelo Laboratório Nacional de Computação Científica, pós-doutoramento pelo Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco (2004) e pelo Halpin Laboratoy (University. of Exeter, UK), em 2013.
Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Brasil
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Biotecnologia Moderna pelo Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Cristalografia de Proteínas pela Universidade de Londres (1990). Atualmente é responsável técnica do Laboratório Multiusuário de Bioinformática da Embrapa (LMB).
Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Catalogação de datasets ômicos no Repositório de Dados de Pesquisa da Embrapa
Marcia Izabel Fugisawa Souza, Marcos Cezar Visoli, Tércia Zavaglia Torres, Carla Cristiane Osawa, Alessandra Rodrigues da Silva, Poliana Fernanda Giachetto, Antonio Nhani Júnior, Paula Regina Kuser Falcão
Resumo
O estudo teve o objetivo de definir e estabelecer regras mínimas para a catalogação de datasets ômicos, oriundos do Laboratório Multiusuário de Bioinformática da Embrapa (LMB), no Repositório de Dados de Pesquisa da Embrapa (Redape). Foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: i) revisão bibliográfica; ii) construção do estado do conhecimento sobre catalogação; iii) identificação de regras mínimas para descrição de datasets; iv) exploração dos elementos metadados do software Dataverse; v) identificação de atributos para descrever elementos metadados; vi) estabelecimento de regras para orientar a descrição de elementos, campos e subcampos dos esquemas Metadados de Citação e Metadados Ciência da Vida. Como resultados foram definidas e estabelecidas: i) regras mínimas de catalogação e descrição de metadados, contemplando aspectos da representação descritiva e temática; ii) instruções para o preenchimento do formulário de catalogação no Redape, uma instância do software Dataverse; iii) orientações para o uso de vocabulários controlados FAIR; iv) recomendações para revisão na catalogação de datasets. O artigo relata a experiência de catalogação de datasets ômicos no Redape, descrevendo as orientações estabelecidas para a geração de metadados qualificados, descritos de acordo com padrões internacionais de representação descritiva, e em aderência aos princípios FAIR. A aderência aos princípios FAIR assegura a interoperabilidade e o compartilhamento, bem como o uso e o reúso dos dados de pesquisa, aspectos preconizados nas diretrizes e estratégias da Política de Governança de Dados, Informação e Conhecimento da Embrapa.
Palavras-chave
Representação descritiva; Representação temática; Dados biológicos; Datasets; Gestão de dados de pesquisa.