v. 18 (2022)
Artigos

Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia

Raquel do Rosário Santos
Universidade Federal da Bahia
Biografia
Ana Claudia Medeiros de Sousa
Universidade Federal da Bahia
Biografia
Sueli Bortolin
Universidade Estadual de Londrina
Biografia

Publicado 17-06-2022

Palavras-chave

  • Biblioteca escolar,
  • Mediação da leitura,
  • Covid-19.

Como Citar

Santos, R. do R., Sousa, A. C. M. de, & Bortolin, S. (2022). Ressignificações das atividades de mediação da leitura na biblioteca escolar em tempos de pandemia. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–24. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1699

Resumo

Este estudo teve como objetivo mapear e analisar as atividades de mediação da leitura desenvolvidas na biblioteca escolar, especialmente no contexto da COVID 19 e verificar as ressignificações que esse período acarretará nessas ações. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo se caracteriza como descritivo, com a adoção do método de múltiplos casos, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário junto aos(às) bibliotecários(as) que atuam em bibliotecas escolares nos estados da Bahia, Sergipe e Paraná. A pesquisa evidencia uma ressignificação das atividades de mediação da leitura, visto que os(as) bibliotecários(as) escolares estão atuando para além do ambiente físico da biblioteca, utilizando dispositivos da web e desenvolvendo competências para continuar atraindo os(as) leitores(as) e colaborando na sua formação. A partir da investigação realizada neste estudo pôde-se identificar indícios que a biblioteca escolar, após esse período pandêmico, continuará ofertando suas atividades e seus produtos em um contexto híbrido, alinhado ao comportamento informacional e aos anseios e as necessidades do(a) leitor(a).