v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Competência em informação (CoInfo) como insumo para o fomento da responsabilidade social: um enfoque na comunicação e no uso das informações contábeis

Thayna da Silva da Silva Ferreira
Faculdade Católica Paulista (FACAP) - Marília.
Biografia
Camila Araújo dos Santos
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB); Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília.
Biografia
Danielle Cristine da Silva Levorato
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília.
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • Informação contábil,
  • Responsabilidade social,
  • Ciências Contábeis.

Como Citar

Ferreira, T. da S. da S., Santos, C. A. dos, & Levorato, D. C. da S. (2021). Competência em informação (CoInfo) como insumo para o fomento da responsabilidade social: um enfoque na comunicação e no uso das informações contábeis. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1662

Resumo

Trata sobre a inter-relação das temáticas informação contábil, competência em informação e responsabilidade social. Buscou verificar como a competência em informação pode se tornar um insumo para a comunicação e o uso inteligente da informação contábil no fomento da responsabilidade social nas organizações. Os resultados demonstraram que o contador, no que tange ao princípio da responsabilidade social denominado accountability precisa ter a capacidade necessária para utilizar fontes variadas para poder fornecer a informação correta ao seu cliente. É imprescindível também que ele saiba organizar as informações, de modo que possa oferecê-las o mais rápido possível, no prazo determinado, para a resolução de alguma situação. No que se refere à transparência, destaca-se a habilidade de avaliar as informações do contador, pois comunicar informações erradas pode comprometer a organização como um todo e demonstra que ela não tem comprometimento e ética em relação aos seus afazeres e a seus clientes. Sobre o comportamento ético, o contador deve ter a habilidade de avaliar as informações, já que ele tem o comprometimento responsável e ético de fornecer informações completas, fidedignas, atuais, sem tendenciosidades e precisas para pregar os valores da honestidade e integridade. Por fim, em relação ao respeito pelos interesses das partes interessadas (stakeholders), a fim de responder, ética e responsavelmente seus clientes, o contador deve realizar buscas em variadas fontes para aumentar e concretizar seu conhecimento a respeito da informação que irá transmitir.