v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Competência em informação e digital em bibliotecas universitárias espanholas: análise de suas práticas

Julia Schettino Jacob dos Santos
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Biografia
Marta Leandro da Mata
Universidade Federal do Espírito Santo
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • Alfabetização informacional,
  • Competência digital,
  • Ensino Superior,
  • Espanha.

Como Citar

Santos, J. S. J. dos, & Mata, M. L. da. (2021). Competência em informação e digital em bibliotecas universitárias espanholas: análise de suas práticas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1661

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a estruturação dos programas de competência em informação e digital desenvolvidos pelas bibliotecas e/ou centros de recursos de pesquisa e aprendizagem das instituições de ensino superior vinculadas à Rede de Bibliotecas Universitárias Espanholas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental visando o detalhamento acerca das atividades implantadas nas universidades espanholas, utilizando-se de documentos institucionais como principais fontes de informação. Identificou-se que as bibliotecas da rede estruturam seus programas de forma bem articulada, valendo-se de diversos recursos de aprendizagem, conteúdos específicos e numa atuação conjunta com outros profissionais e setores das universidades. Considera-se que os resultados alcançados nesta pesquisa fornecerão subsídios para o projeto de âmbito maior, auxiliando no desenvolvimento de um modelo de competência em informação voltado para as universidades brasileiras, construído com base nas características e peculiaridades regionais, educacionais e socioeconômicas do país.