v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Competência em informação e as diferentes gerações

Aurea Celeste Pires de Souza
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografia
Adriana Rosecler Alcará
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • competência em informação,
  • formação para a competência em informação,
  • Gerações

Como Citar

Souza, A. C. P. de, & Alcará, A. R. (2021). Competência em informação e as diferentes gerações. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1658

Resumo

A competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades.