Aurea Celeste Pires de Souza Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil
Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua na Linha de Pesquisa: Compartilhamento da Informação e do Conhecimento. Membro do Grupo de Pesquisa "Informação e Cognição" referente ao projeto "Metacognição e motivação para aprender e sua relação com a formação de habilidades para a competência em informação" iniciado em 2019.
Adriana Rosecler Alcará Universidade Estadual de Londrina (UEL) Brasil
Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua nos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia, no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UEL), em nível de mestrado e doutorado. Possui doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) (2012), mestrado em Educação (2007), especialização em Gerência de Unidades de Informação (2003) e graduação em Biblioteconomia (2001) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Informação e Cognição, cujos projetos e temas de pesquisa estão voltados para o estudo do processo de busca e uso da informação, focando principalmente nos aspectos cognitivos e afetivos inerentes às ações das pessoas ao realizar esses processos; formação e desenvolvimento de habilidades para a competência em informação; bibliotecário educador; metacognição e motivação relacionadas à competência em informação.
Competência em informação e as diferentes gerações
Aurea Celeste Pires de Souza, Adriana Rosecler Alcará
Resumo
A competência em informação pode ser desenvolvida por qualquer pessoa desde a infância até a idade mais avançada, e quando isso ocorre, favorece a si e a quem está a sua volta. As diferentes faixas de idade formam conjuntos de pessoas que nasceram em um mesmo período, que são denominadas gerações. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de caracterizar as diferentes gerações e verificar sua inserção em estudos relacionados à competência em informação. Quanto aos procedimentos, é um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico. O levantamento bibliográfico foi efetuado na Base de Dados em Ciência da Informação, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina e no Google Acadêmico. Foram considerados os textos que trataram das características das gerações Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Geração Alpha, bem como, os que faziam alguma relação com a competência em informação no contexto da Ciência da Informação. Como resultados parciais, destaca-se pontos de semelhança e dissemelhança entre as características geracionais, o que aponta para a importância de entender a maneira como os estudantes lidam e apropriam-se da informação. Também ficou evidente a relevância da competência em informação para a formação do estudante de Biblioteconomia, como futuro profissional da informação e multiplicador de habilidades.
Palavras-chave
competência em informação; formação para a competência em informação; Gerações