v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts

Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino
Universidade Estadual Paulista - UNESP
Biografia
Helen de Castro Silva Casarin
Universidade Estadual Paulista - UNESP
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • Formação de usuários,
  • Biblioteca Universitária.

Como Citar

Nicolino, M. E. V. P., & Casarin, H. de C. S. (2021). Tendência em competência em informação em bibliotecas universitárias: revisão a partir da base Library Information Science Abstracts. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1656

Resumo

A Biblioteca Universitária tem a função de subsidiar o ensino, a pesquisa e a extensão, fornecendo acesso à informação para produção de conhecimento, mas fornecer acesso não basta: é necessário um trabalho educativo para auxiliar os usuários no processo de acesso e apropriação da informação. A Biblioteca Universitária, cumprindo seu papel educativo, deve contribuir para que seus usuários desenvolvam competência em informação. A competência em informação é essencial para um indivíduo ser capaz de identificar uma necessidade de informação, saber como e onde buscar, selecionar, acessar e utilizar a informação obtida de modo eficiente e eficaz, favorecendo o aprendizado e o pensamento crítico em todo o processo. A pesquisa realizada consistiu em uma revisão literatura dos últimos três anos (2018-2020) de artigos indexados na base de dados Library Information Science Abstracts - LISA, com o objetivo de identificar tendências e inovações em ações e programas de Competência em Informação para usuários de Bibliotecas Universitárias. Foram recuperados 57 artigos, dos quais 6 foram excluídos e 51 analisados e organizados por categoria de assuntos em um quadro para identificar os temas abordados. Analisando os assuntos identificados e sistematizados foi possível evidenciar que temas como ensino-aprendizagem, inclusão, tecnologias digitais, marketing, aspectos pedagógicos, além da preocupação com o sucesso acadêmico dos alunos são recorrentes e, assim, considerados como tendências em bibliotecas universitárias no que concerne a programas e ações de competência em informação.