Publicado 27-07-2021
Palavras-chave
- Startups. Inteligência Competitiva. Competência em Informação.
Como Citar
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
Em ambientes mercadológicos competitivos e complexos, as startups são modelos de negócios que atuam para detectar e antecipar-se às oportunidades ainda não alcançadas por outras organizações e buscam apoio nos ecossistemas de inovação para aprender, se desenvolver e alcançar seus resultados. Ela atua em ambientes de extrema incerteza e são altamente dependentes de informações de mercado, sugerindo-se que a informação seja um elemento indissociável de suas estratégias. Nesse sentido se faz necessário que esses modelos de negócios sejam subsidiados por informações estratégias e que sejam inteligentes e competentes em informação para alcançarem vantagens competitivas. O presente trabalho é parte de pesquisa em desenvolvimento, como foco no estudo de caso da Agência Inova Centro Paula Souza – Inova CPS, que tem por objetivo identificar e demonstrar as características de Competência em Informação (CoInfo) e Inteligência Competitiva (IC) e seu papel estratégico nas ações desenvolvidas nos ambientes startup, que estejam apoiadas na Agência Inova CPS. Como resultados preliminares esperados, buscou-se identificar características de IC e CoInfo nos documentos contidos no site da Inova CPS, sendo possível delinear, por meio de quadro teórico, possíveis relações entre as atribuições dos Agentes Regionais de Inovação da Inova CPS e a inter-relação proposta por Santos (2014) entre os Padrões de Competência em Informação de Belluzzo (2007) e o Modelo de Inteligência Competitiva de Cinco Fases de Angeloni et al. (2001)