v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Competência em informação e suas relações com a competência midiática e digital: uma nova lógica

Marcia Rosetto
Universidade de São Paulo

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Competência Midiática e Meios Digitais,
  • Dimensão

Como Citar

Rosetto, M. (2021). Competência em informação e suas relações com a competência midiática e digital: uma nova lógica. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–18. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1646

Resumo

A Competência em Informação (CoInfo) pode ser compreendida como uma das áreas em que o processo de ensino e aprendizagem está centrado e constitui-se em um conjunto de ações que promovam a interação e a internalização de fundamentos conceituais, atitudinais e de habilidades específicas, e que subsidia os processos de acesso e comunicação da informação como também na geração de novos conhecimentos. No entanto, em um mundo guiado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e saturado pelas mídias, é necessário que políticas e estratégias que promovam a CoInfo insiram no processo a Competência Midiática (CoMid) e a Competência no uso de Meios Digitais (CoDig) como fatores estratégicos em todo o processo. Embora sejam temas de largo interesse, como pode ser verificado na literatura especializada, há uma carência de estudos e pesquisas no país no que se refere a essas inter-relações e na elaboração de parâmetros metodológicos para suas aplicações e avaliações. Dessa forma, através de pesquisa estruturada para esse fim buscou-se contribuir com a construção do estado da arte por meio de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e , a partir de análise crítica das contribuições sistematizadas, identificar e elaborar, como um dos objetivos desse processo, as dimensões relacionadas aos temas delineados, ou seja, Competência em Informação (CoInfo) versus Competência Midiática e Meios Digitais (CoMid e CoDig).