v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia

Alice Idália Rodrigues dos Santos
Bibliotecária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).
Biografia
Marianna Zattar
Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação da UFRJ.
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Covid-19 no Brasil,
  • Ensino Remoto,
  • Educação à distância,
  • Competência em Informação,
  • Competência em Mídia e Informação.

Como Citar

Santos, A. I. R. dos, & Zattar, M. (2021). Biblioteca escolar e Competência em Informação: experiência na pandemia. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–16. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1644

Resumo

Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas.