Publicado 27-07-2021
Palavras-chave
- Covid-19 no Brasil,
- Ensino Remoto,
- Educação à distância,
- Competência em Informação,
- Competência em Mídia e Informação.
Como Citar
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
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Resumo
Trata-se de um relato de experiência da promoção de competência em informação aos discentes do Ensino Fundamental I, a partir das experiências vividas em uma biblioteca escolar durante o processo de aprendizagem em ambiente virtual ocorrido em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020. Para isso, traça um breve histórico da pandemia de Covid-19 e da educação em ambiente remoto no Brasil. Apresenta definições de diferentes autores e instituições sobre Competência em Informação. Utiliza como metodologia de análise a pesquisa qualitativa para problematizar o processo de educação de crianças em ambiente virtual e o relato de experiência de atividades realizadas na biblioteca como material para a análise referente ao processo de desenvolvimento de competência em informação a partir do ensino remoto promovido pela biblioteca. Indica como resultado a possibilidade de promoção da competência em informação para a aprendizagem ao longo da vida. Conclui que a biblioteca escolar é um espaço que contribui de maneira significativa para práticas informacionais críticas e éticas.