v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro

Nysia Oliveira de Sá
Doutora em Políticas públicas. Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Biografia
Alberto Calil Elias Junior
Doutor em Ciências Sociais. Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Biografia
Marianna Zattar
Docente do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação da UFRJ.

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em informação,
  • Rede,
  • Produção do conhecimento,
  • Comunidade discursiva.

Como Citar

Sá, N. O. de, Elias Junior, A. C., & Zattar, M. (2021). Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–12. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1643

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro para a comunidade discursiva do campo biblioteconômico-informacional sob a perspectiva das dinâmicas culturais participativas e colaborativas, tendo por base a interação entre os sujeitos nos processos de construção de saberes. Para isso, o texto é apresentado em formato de relato de experiência de modo a dialogar com referências que falam sobre a produção do conhecimento sob o ponto de vista da colaboração. Na Rede, ora apresentada, circulam diferentes entendimentos acerca de conceitos-chaves do campo. No entanto, as possíveis dissonâncias se constituem em elementos que compõem a arena dos diálogos que atravessam a Rede em suas ações e reflexões. Não se trata, portanto, de um grupo que foca ou ignora as divergências, mas incorpora-as aos processos de construção de saberes dialógicos, desenvolvendo suas pesquisas e práticas de modo a serem preservadas as diversidades. Busca-se, assim, contribuir para o fortalecimento das ações de competência em informação em nível nacional e internacional para mapear, promover e divulgar pesquisas e ações no âmbito da competência em informação, compilar de forma sistemática as atividades e os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão sobre a competência em informação desenvolvidos pelas instituições participantes, estabelecer parcerias e interações com outras redes, instituições e organizações que atuam na área, estabelecer canal de comunicação para a Rede e apoiar as ações dos grupos de trabalho criados no âmbito da Rede. Apresenta as atividades da rede na produção científica, na participação em grupos de pesquisa e nos projetos de pesquisa e extensão. Conclui que a estrutura em rede de produção do conhecimento pode ser um espaço de diálogo profícuo de aprendizagem.