v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Educação em valores e Competência em Informação: releitura de performances em cursos de Artes

Samira de Souza Brandão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Educação,
  • Performance,
  • Artes,
  • Competências,
  • Valores.

Como Citar

Brandão, S. de S. (2021). Educação em valores e Competência em Informação: releitura de performances em cursos de Artes. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–16. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1633

Resumo

Este artigo discute a relação entre educação em valores e a aprendizagem de competências via aplicação de uma atividade prática no ensino de Artes. A atividade de pesquisa e releitura de performances históricas reconhecidas no universo das Artes ao vivo foi realizada no segundo semestre de 2020, via remota, com turma de sexto período de graduação em Comunicação das Artes do Corpo da PUC de São Paulo e é apresentada de modo descritivo e interpretativo, a partir da aplicação do método biográfico em sala de aula. A metodologia abordada proporcionou uma aprendizagem intensa dos alunos no processo de pesquisa de fontes primárias e secundárias, ao mesmo tempo em que desenvolveu a dimensão cognitiva e afetiva, quando os alunos foram instados a produzir sua própria interpretação da performance histórica pesquisada, se apropriando de um conteúdo histórico, porém em diálogo com a atualidade e sua vivência. Neste processo é necessário que o educador que atua no aprendizado da vida aprecie os valores que transmite e seja apreciado. O uso de tais metodologias tem como finalidade ajudar o aluno a conhecer e pensar sobre os rumos de sua futura área de atuação e de seu papel na construção de valores éticos nos contextos artísticos.