v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

A competência em informação e os profissionais da informação em museus: diálogos possíveis

Cláudia Maria Alves Vilhena
Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia
Célia da Consolação Dias
Universidade Federal de Minas Gerais
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Profissional de museu,
  • Competência em informação,
  • Apropriação da informação,
  • Compartilhamento da informação.

Como Citar

Vilhena, C. M. A., & Dias, C. da C. (2021). A competência em informação e os profissionais da informação em museus: diálogos possíveis. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–21. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1631

Resumo

Em um mundo cada vez mais conectado com as novas tecnologias de informação, os profissionais de museus usam a informação, os recursos e as fontes informacionais para desempenharem todas as atividades museais. Portanto, os profissionais de museus produzem, medeiam, consomem e compartilham informação. Logo, o protagonismo profissional do trabalhador de museu volta-se para o desenvolvimento constante de novas competências no que se refere à apropriação da informação. A competência em informação, para além da reunião de habilidades com intuito de acessar e empregar a informação, está intimamente relacionada com a sociedade. De tal ordem, que essa competência contribui para o desenvolvimento dos indivíduos, a fim de que eles sejam capazes de fazer escolhas mais conscientes em suas vidas. Em razão disso, o presente artigo tem como objetivo apresentar diálogos possíveis entre a competência em informação e os profissionais de museus, no que se refere ao uso e ao compartilhamento do insumo informação, no ambiente museológico físico ou digital. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica descritiva. Os resultados indicaram que tanto a competência em informação, quanto as instituições museológicas visam a melhoria dos cidadãos. Ambas se preocupam com a formação do indivíduo enquanto sujeito informacional. Como conclusão, evidencia-se, que a equipe de trabalhadores do museu é formada por profissionais da informação, os quais têm necessidades de informação para resolver problemas decorrentes do processo museológico, o desenvolvimento da atitude ética e responsável dos profissionais de museus relativo ao uso da informação, bem como a aproximação dos museus com a Museologia.