v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria

Priscila Maria de Jesus
Universidade Federal de Sergipe
Biografia
Ana Flávia da Costa de Campos Peixoto
Universidade Federal de Sergipe
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Ensino,
  • Aprendizagem,
  • Formação,
  • Museologia.

Como Citar

Jesus, P. M. de, & Peixoto, A. F. da C. de C. (2021). Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–13. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630

Resumo

O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas.