v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Desenvolver competências na universidade e sociedade: o enfrentamento à violência contra a mulher.

Tamara Souza Brandão Guaraldo
Docente da Universidade Estadual Paulista
Biografia
Célia Retz Godoy dos Santos
Docente da Universidade Estadual Paulista
Biografia
Caroline Marcelino Avelino
Universidade Estadual Paulista
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Extensão,
  • Pesquisa participante,
  • Competência em informação,
  • Gestão do conhecimento.

Como Citar

Souza Brandão Guaraldo, T., Retz Godoy dos Santos, C., & Marcelino Avelino, C. (2021). Desenvolver competências na universidade e sociedade: o enfrentamento à violência contra a mulher. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–15. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1628

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o desenvolvimento de competências a partir das ações do projeto de extensão universitária “Faces da Informação e Comunicação em Saúde” voltado a gestão de informações sobre a violência contra a mulher na cidade de Bauru-SP. A extensão universitária estabelece relação dialógica entre universidade e sociedade, com ênfase na mediação entre teoria e prática, na perspectiva de uma troca de saberes. Frente a essas concepções demonstra-se, a partir de pesquisa participante, o desenvolvimento de competências e reflexões não só no segmento de público visado, mas em toda comunidade participante do projeto, tais como os alunos de comunicação da Faac, Unesp e os agentes das diferentes instituições públicas envolvidas no processo. No estudo utilizou-se de metodologia ativa e multidisciplinar, compartilhando várias similaridades entre os sujeitos e pesquisadores de forma colaborativa e participativa na busca de relações mais assimétricas ou dialógicas, que por sua natureza e premissas permitem processos reflexivos, valorização de diferentes saberes, disciplinas e competências e ampliação da capacidade analítica e de produção de conhecimentos dos estudantes, dos públicos atendidos e da comunidade. Como resultado, a partir das práticas interativas e saberes hegemônicos observou-se diversas ações de enfrentamento a violência contra a mulher tomando forma, nas interações, observações, propostas de pesquisa e intervenções cotidianas.