v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas

Thiago Giordano de Souza Siqueira
Universidade Federal do Amazonas
Vanusa Jardim Borges
Universidade Federal do Amazonas

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Competência em Informação Instrumental,
  • Protagonismo Local,
  • Ensino Superior,
  • Ferramentas para Ensino.

Como Citar

Siqueira, T. G. de S., & Borges, V. J. (2021). Protagonismo no ensino de competência em informação no Amazonas. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–17. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1624

Resumo

Relata como sucedeu o protagonismo local na criação, desenvolvimento e percurso da disciplina Competência em Informação Instrumental no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas.  Revela como os discentes se envolveram e se engajaram com os conteúdos e recursos informacionais e ferramentas digitais que auxiliaram o processo de ensino e aprendizagem direcionados à temática: Competência em Informação, focada no modo instrumental e técnico para acesso, avaliação e uso da informação, bem como, da interação com os recursos informacionais automatizados disponibilizados pela biblioteca universitária. Além disto, demonstra os procedimentos metodológicos adotados na disciplina e, posteriormente, da metodologia adotada na pesquisa de opinião com os discentes sobre a oferta e desenvolvimento da disciplina e dos aspectos envolvidos como conteúdos abordados, formato e autoavaliação dos alunos. Nos resultados, apresenta a apuração das percepções dos discentes sobre a disciplina oriundas da pesquisa de opinião, da qual foi requisitada pelos professores aos alunos para que respondessem atentando para o “duplo olhar” sobre tudo o que foi apresentado na disciplina. Esse “duplo olhar” se referiu à uma análise dos alunos para que pudessem discernir suas percepções entre o “olhar do profissional” e o “olhar do usuário” aos conhecimentos e informações disponibilizadas na disciplina.