v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

A importância da Folksonomia e do Design da Informação para a Competência em Informação

Gabriela de Oliveira Souza
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Maria José Vicentini Jorente
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Folksonomia,
  • Design da Informação,
  • Informação e Tecnologia

Como Citar

Souza, G. de O., & Jorente, M. J. V. (2021). A importância da Folksonomia e do Design da Informação para a Competência em Informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–17. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1623

Resumo

O aumento no volume de informações – boom informacional – fez com que praticamente qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso a um extenso universo de informações. Porém, acesso não é garantia de aquisição de conhecimento. Para tanto, é preciso que os sujeitos informacionais desenvolvam competências e habilidades em informação, a fim de garantir o uso crítico das diversas fontes de informações disponíveis atualmente. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é investigar como a Folksonomia, utilizada como uma ferramenta de acesso no Design da Informação, pode desenvolver competências informacionais. São objetivos específicos deste estudo: realizar uma revisão de literatura em Design da Informação, Folksonomia e Competência em Informação; demonstrar como a Folksonomia pode ser uma ferramenta de acesso para o Design da Informação; entender as relações entre a Folksonomia, o Design da Informação e a Competência em Informação; indicar como a Folksonomia e o Design da Informação podem ser utilizados pela Competência em Informação. O estudo é de natureza qualitativa, e a metodologia utilizada é teórica exploratória. Foi possível concluir que a Folksonomia e o Design da Informação podem atuar em cada uma das dimensões da Competência em Informação, a fim de garantir o desenvolvimento de competências nos profissionais da informação e nos sujeitos informacionais. Destaca-se, também, a necessidade de interação entre os profissionais da informação e os sujeitos informacionais, o que pode ser solucionado pela Folksonomia, já que quando os processos técnicos são realizados juntamente com as pessoas que utilizam as informações, eles ocorrem de forma horizontal e ampliada.