Competência em Informação na Educação Profissional: relato de experiência do II Faróis de Alexandria do IFCE, Campus Cedro
Publicado 27-07-2021
Palavras-chave
- Competência em Informação,
- Educação Profissional,
- Faróis de Alexandria (Evento).
Como Citar
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
A formação de trabalhadores deve levar em conta a proliferação de informações por meio dos mais variados meios e tecnologias existentes na atualidade, sendo necessária a inclusão da Competência em Informação no contexto da Educação Profissional. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da segunda edição do evento Faróis de Alexandria, realizada em 2018, que possuiu como tema “Competência em Informação na Educação Profissional”. Tem como objetivo geral: Discutir o papel da Competência em Informação na Educação Profissional. Aborda os conceitos de Trabalho, Educação e Competência em Informação, assim como inter-relaciona Competência em Informação e Educação Profissional. Relata as experiências das rodas de conversa e oficinas realizadas II Faróis de Alexandria “Competência em Informação na Educação Profissional”, no IFCE, campus Cedro. Conclui que as atividades do II Faróis de Alexandria apontam para a necessidade de inclusão efetiva da Competência em Informação no currículo dos cursos de Educação Profissional, e também para a criação e execução de ações que, seja por meio da intervenção em sala de aula, por meio da continuidade do evento ou pela interação biblioteca-docentes-alunos, possam trazer ao dos estudantes reflexões e práticas que desemboquem em uma educação efetiva para a informação.