v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação
Artigos

Competência em Informação na Educação Profissional: relato de experiência do II Faróis de Alexandria do IFCE, Campus Cedro

Carlos Robson Souza da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Biografia

Publicado 27-07-2021

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Educação Profissional,
  • Faróis de Alexandria (Evento).

Como Citar

Silva, C. R. S. da. (2021). Competência em Informação na Educação Profissional: relato de experiência do II Faróis de Alexandria do IFCE, Campus Cedro. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17(2), 1–14. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1614

Resumo

A formação de trabalhadores deve levar em conta a proliferação de informações por meio dos mais variados meios e tecnologias existentes na atualidade, sendo necessária a inclusão da Competência em Informação no contexto da Educação Profissional. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da segunda edição do evento Faróis de Alexandria, realizada em 2018, que possuiu como tema “Competência em Informação na Educação Profissional”.  Tem como objetivo geral: Discutir o papel da Competência em Informação na Educação Profissional.  Aborda os conceitos de Trabalho, Educação e Competência em Informação, assim como inter-relaciona Competência em Informação e Educação Profissional. Relata as experiências das rodas de conversa e oficinas realizadas II Faróis de Alexandria “Competência em Informação na Educação Profissional”, no IFCE, campus Cedro. Conclui que as atividades do II Faróis de Alexandria apontam para a necessidade de inclusão efetiva da Competência em Informação no currículo dos cursos de Educação Profissional, e também para a criação e execução de ações que, seja por meio da intervenção em sala de aula, por meio da continuidade do evento ou pela interação biblioteca-docentes-alunos, possam trazer ao dos estudantes reflexões e práticas que desemboquem em uma educação efetiva para a informação.