Publicado
27-07-2021
Palavras-chave
- Competência em informação,
- Mídias sociais,
- Sociedade.
Resumo
O presente estudo, em andamento, teve como objetivos investigar a promoção de competências em informação nas redes sociais Facebook e Instagram, através da identificação de páginas destinadas à temática e analisar, de modo geral, as suas postagens, além de entender os propósitos para a criação das mesmas. A metodologia utilizada na pesquisa possui caráter misto e descritivo. A etapa de coleta de dados foi realizada mediante pesquisa nas redes sociais por meio de descritores ou hashtags. Como resultado da pesquisa, foram encontradas 11 páginas, cinco delas na rede Facebook, três no Instagram e três em ambas as mídias sociais. Ademais, destaca-se de modo unânime os vínculos acadêmicos que as mesmas possuem, sendo dez das páginas geridas por profissionais da área da Ciência da Informação e uma por profissional da área da Filosofia. Em relação aos propósitos, pode-se constatar que os administradores das páginas foram motivados pela necessidade de promoção de diálogos sobre a temática no âmbito das redes sociais. Por fim, é possível concluir que a existência de páginas, como as analisadas, figura um importante papel nas mídias, no entanto, também é preciso que canais direcionados à comunidade em geral, não apenas à acadêmica, abordem a relevância das competências em informação na vida em sociedade.