v. 18 (2022)
Artigos

Competência em informação e a infodemia: desafios no campo de atuação dos profissionais da informação

Jônatas Edison da Silva
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Biografia
Patricia Soares da Silva Bertotti
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Biografia
Elizete Vieira Vitorino
Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) Florianópolis, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Biografia

Publicado 25-06-2022

Palavras-chave

  • Competência em Informação,
  • Desinformação,
  • Infodemia,
  • Profissionais da Informação

Como Citar

Silva, J. E. da, Bertotti, P. S. da S., & Vitorino, E. V. (2022). Competência em informação e a infodemia: desafios no campo de atuação dos profissionais da informação. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–26. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1606

Resumo

Trata-se de um estudo inicial que aborda a “infodemia” neste contexto de pandemia e que tem a desinformação como fator de agravamento. A abordagem do tema se dá a partir da competência em informação no contexto da infodemia e da atuação dos profissionais da informação neste cenário onde se faz necessário potencializar as habilidades de competência em informação atuando com responsabilidade. Tem como objetivo evidenciar a importância da competência em informação na sociedade, especificamente, abordando o contexto de informação pela COVID-19. Neste estudo optou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, constituído por uma pesquisa bibliográfica e documental. Esta pesquisa aponta tanto para o excesso de informações quanto para ações que estão sendo desenvolvidas nesse período de distanciamento social por profissionais da informação. Os resultados indicam que a proliferação de notícias falsas, distorcidas e manipuladas torna evidente a necessidade de proporcionar meios de os usuários se tornarem ativos na Sociedade da Informação e não sujeitos passivos.