v. 17 (2021)
Artigos

Gestão do conhecimento, tendências e inovações sob a ótica de bibliotecas universitárias brasileiras

Quêti Di Domenico
Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
Biografia
Jacir Favretto
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Universidade do Contestado - UnC
Biografia
Cristina Keiko Yamaguchi
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Associado em Sistemas Produtivos - PPGSP entre Uniplac, Unesc, Univille e UnC. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde - PPGAS na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC.
Biografia
Marcelo Leandro de Borba
Docente do Programa de Pós-Graduação Associado em Sistemas Produtivos - PPGSP entre Uniplac, Unesc, Univille e UnC
Biografia

Publicado 09-12-2021

Palavras-chave

  • Bibliotecas Universitárias. Gestão do Conhecimento. Inovação.

Como Citar

Di Domenico, Q., Favretto, J., Yamaguchi, C. K., & Borba, M. L. de. (2021). Gestão do conhecimento, tendências e inovações sob a ótica de bibliotecas universitárias brasileiras. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 17, 1–20. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1599

Resumo

O objetivo deste artigo é reconhecer como as ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento são empregadas nas Bibliotecas Universitárias, bem como as inovações e as perspectivas para o futuro das bibliotecas, sob a ótica de Bibliotecas Universitárias consideradas referência no Brasil. A abordagem qualitativa foi escolhida para desenvolver o estudo descritivo-exploratório. Para a coleta de dados, foram conduzidas três entrevistas com bibliotecários atuantes em três grandes Bibliotecas Universitárias brasileiras, selecionadas a partir do Ranking Universitário Folha. A análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados revelam que o uso conjunto de ferramentas e práticas que promovem a Gestão do Conhecimento está enraizado nas rotinas das bibliotecas participantes. O reconhecimento do papel das pessoas, o fortalecimento do vínculo usuário-biblioteca e a democratização do conhecimento foram evidentes. Práticas inovadoras são desenvolvidas pelas bibliotecas participantes e contribuíram para alavancar seu potencial. Há espaço para melhorias, especialmente quanto ao aprimoramento e incorporação de tecnologias. As bibliotecas do futuro deverão proporcionar ambientes de interação, trocas e criação, em espaços cada vez mais voltados ao digital. A Gestão do Conhecimento dá o suporte diante da necessidade de flexibilidade, inovação e velocidade para que as bibliotecas se adaptem às mudanças, sejam elas previstas ou imprevistas.