Gestão do conhecimento, tendências e inovações sob a ótica de bibliotecas universitárias brasileiras

Quêti Di Domenico, Jacir Favretto, Cristina Keiko Yamaguchi, Marcelo Leandro de Borba

Resumo


O objetivo deste artigo é reconhecer como as ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento são empregadas nas Bibliotecas Universitárias, bem como as inovações e as perspectivas para o futuro das bibliotecas, sob a ótica de Bibliotecas Universitárias consideradas referência no Brasil. A abordagem qualitativa foi escolhida para desenvolver o estudo descritivo-exploratório. Para a coleta de dados, foram conduzidas três entrevistas com bibliotecários atuantes em três grandes Bibliotecas Universitárias brasileiras, selecionadas a partir do Ranking Universitário Folha. A análise de conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Os resultados revelam que o uso conjunto de ferramentas e práticas que promovem a Gestão do Conhecimento está enraizado nas rotinas das bibliotecas participantes. O reconhecimento do papel das pessoas, o fortalecimento do vínculo usuário-biblioteca e a democratização do conhecimento foram evidentes. Práticas inovadoras são desenvolvidas pelas bibliotecas participantes e contribuíram para alavancar seu potencial. Há espaço para melhorias, especialmente quanto ao aprimoramento e incorporação de tecnologias. As bibliotecas do futuro deverão proporcionar ambientes de interação, trocas e criação, em espaços cada vez mais voltados ao digital. A Gestão do Conhecimento dá o suporte diante da necessidade de flexibilidade, inovação e velocidade para que as bibliotecas se adaptem às mudanças, sejam elas previstas ou imprevistas.


Palavras-chave


Bibliotecas Universitárias. Gestão do Conhecimento. Inovação.

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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
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