O usuário infantil na biblioteca pública: reflexões sobre critérios para desenvolvimento de acervo

Paulo Sérgio Ramos da Costa, Asa Fujino

Resumo


O artigo apresenta ponderações acerca da leitura na contemporaneidade, tecendo observações sobre a importância do ato de ler e sobre pontos fundantes da Literatura Infantil. Em meio ao complexo cenário - que envolve as bibliotecas públicas brasileiras imersas nos desafios trazidos pela explosão informacional e pelo célere desenvolvimento das TICs - o texto almeja abarcar principalmente a problemática concernente a alguns critérios inatos ao desenvolvimento de coleções, levando-se em conta o usuário infantil nestas bibliotecas. Para tanto, destaca-se uma revisão de literatura que delineia todo um painel argumentativo alicerçado em alguns textos científicos. Verifica-se que a falta de uma política de desenvolvimento de coleções no âmbito de grande parcela das bibliotecas públicas do país e especificamente a ausência de estudos de comunidade no planejamento destas instituições – condições essenciais para acompanhamento das mudanças no perfil dos potenciais usuários – comprovam descompasso ante os interesses dos nativos digitais e a importância de aprofundar pesquisa sobre tais questões. Presume-se que a dificuldade para elencar critérios para lidar com coleções digitais também é uma constante no âmbito das bibliotecas públicas do Brasil. No que se refere ao usuário infantil, a pesquisa revelou o ineditismo do tema mediante a carência de literatura na Ciência da Informação sobre este público e propõe reflexões aos profissionais bibliotecários.


Palavras-chave


Desenvolvimento de Coleções; Biblioteca Pública; Público Infantil

Texto completo:

PDF




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

____________________________________________ 

Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo.  ISSN: 1980-6949
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br