v. 18 (2022)
Artigos

O usuário infantil na biblioteca pública: reflexões sobre critérios para desenvolvimento de acervo

Paulo Sérgio Ramos da Costa
Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo
Biografia
Asa Fujino
PPGCI / Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo
Biografia

Publicado 14-05-2022

Palavras-chave

  • Desenvolvimento de Coleções,
  • Biblioteca Pública,
  • Público Infantil

Como Citar

Costa, P. S. R. da, & Fujino, A. (2022). O usuário infantil na biblioteca pública: reflexões sobre critérios para desenvolvimento de acervo. Revista Brasileira De Biblioteconomia E Documentação, 18, 1–25. Recuperado de https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1583

Resumo

O artigo apresenta ponderações acerca da leitura na contemporaneidade, tecendo observações sobre a importância do ato de ler e sobre pontos fundantes da Literatura Infantil. Em meio ao complexo cenário - que envolve as bibliotecas públicas brasileiras imersas nos desafios trazidos pela explosão informacional e pelo célere desenvolvimento das TICs - o texto almeja abarcar principalmente a problemática concernente a alguns critérios inatos ao desenvolvimento de coleções, levando-se em conta o usuário infantil nestas bibliotecas. Para tanto, destaca-se uma revisão de literatura que delineia todo um painel argumentativo alicerçado em alguns textos científicos. Verifica-se que a falta de uma política de desenvolvimento de coleções no âmbito de grande parcela das bibliotecas públicas do país e especificamente a ausência de estudos de comunidade no planejamento destas instituições – condições essenciais para acompanhamento das mudanças no perfil dos potenciais usuários – comprovam descompasso ante os interesses dos nativos digitais e a importância de aprofundar pesquisa sobre tais questões. Presume-se que a dificuldade para elencar critérios para lidar com coleções digitais também é uma constante no âmbito das bibliotecas públicas do Brasil. No que se refere ao usuário infantil, a pesquisa revelou o ineditismo do tema mediante a carência de literatura na Ciência da Informação sobre este público e propõe reflexões aos profissionais bibliotecários.