Universidade Federal do Ceará/ Mestranda em Ciência da Informação Brasil
Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2016), com pesquisa sobre storytelling: ressignificando cenários e tendências no ambiente organizacional, recebeu menção honrosa pela qualidade da produção científica. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação da informação, gestão da informação e do conhecimento. Em 2014 teve o artigo "Grupo convite de contadores de histórias: 10 anos encantando e incentivando a leitura" premiado no GT2 Universo cultural e editorial do livro, no XXXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação (ENEBD).Em 2017 teve o artigo "Protagonismo Midiático infantil:análise do comportamento informacional de vlogueiros contadores de histórias" premiado no eixo temático 1 Comportamento informacional de usuários, no I Encontro Internacional de Uso e Usuários da Informação (ENEU). De 2016 a 2018 foi vice coordenadora do projeto Biblioteca Livre direito de ler, do Tribunal Regional do Trabalho 7 região, na modalidade voluntária. De 2016 a 2018 foi Bibliotecária no Colégio Master unidade Sul. Contadora de histórias.
Universidade Federal do Ceará/ Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Brasil
Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA), com período sanduíche na Università della Calabria (Unical) na Itália, fomentado pela Capes. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Graduada em Comunicação Social (Habilitação: Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Curso de especialização em Marketing e Novas Mídias promovido pelo Umweltzentrum des Handwerkskammer Trier - Alemanha. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação/UFC. Integra o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Mediação, Apropriação e Gestão da Informação e do Conhecimento/UFS, e tem experiência nas áreas de Mediação da Informação, Competência em informação, Comunicação científica e Editoração. Foi fundadora e editora-chefe da revista Informação em Pauta do DCINF/PPGCI/UFC (2015-2020).
Universidade Federal do Ceará / Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC. Brasil
Professora Titular da Universidade Federal do Ceará-UFC. Bacharel em Biblioteconomia- Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Sciences de l?Information et de la Communication- Institut des Communications et des Média (ICM)- Université Stendhal-Grenoble-3-França (1999). Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989). Pós-Doutorado em Filosofia-Tratamento cognitivo da informação-Laboratoire de l?Analyse Cognitive de l?Information (LANCI)- Université du Quebec à Montreal- (2006). Estágio Pós- Doutoral no Instituto de Linguistica Aplicada (IULA) da Universidad Pompeu Fabra- Barcelona. Estágio Pós-Doutoral em Direito e Genoma na Cátedra Interuniversitária de Derecho y Genoma Humano- Universidad de Deusto- País Basco (2013). Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Ex-Professora Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (POLEDUC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ex-Coordenadora do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação- UNESP-CI-Marilia/UFC-DCINF. Pesquisadora -CNPq. Líder do Grupo sobre Representação da Informação- certificado pela-UFC. Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Especialização em Informação Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Aperfeiçoamento em Informação Agrícola- Instituto Brasileiro de Informação Cientifica e Tecnológica (IBICT). Áreas de interesse: Tratamento Cognitivo da Informação, Representação Indexal de textos verbais e não-verbais (imagens, sons), Representação do Conhecimento, Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação, Informação para a Saúde, Documentação sanitária, Terminologias na área da Saúde, Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Ontologias, Bibliometria, Linguagem Natural e Controlada, Epistemologia da Ciência da Informação, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Biblioterapia, Gestão da Informação e do Conhecimento e ontologias. Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD)- UFC. Membro da Comissão da Verdade da Universidade Federal do Ceará. Conjuntamente com a Profa. Ana Maria Sá, foi idealizadora e colocou em prática o PROLER-CE, tendo sido sua primeira coordenadora. Também idealizou e colocou em prática o projeto Biblioterapia no Bloco de Oncologia do Hospital Albert Sabin e na Casa da Criança. Conjuntamente com a Profa. Juliana Buse, elaborou o Projeto do Portal de Periódicos Científicos da UFC. É Membro do Comitê Gestor do Serviço Eletrônico de Informação (SEI)- UFC. Tem livros e artigos publicados no campo da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Orienta alunos de graduação e pós-graduação. Possui experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Biblioteconomia, atuando em bibliotecas universitárias, públicas, escolares e especializadas. PQ-1D-CNPq. ORCID- https://orcid.org/0000-0003-1283-8292
Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará/ Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC). Brasil
Pós-doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso, tendo sido bolsista CAPES-Fulbright no período de 2015-2016. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É especialista em Informática Educativa (2001) e Bacharel em Computação pela UFC (2000). Priscila é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC). Neste Instituto, atua também no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Coordenou durante oito anos a Formação Inicial de Tutores a Distância (2007-2015), dentro do Setor de Processos Pedagógicos, e segue atuando na Formação de Professores da UFC para o desenvolvimento de Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância e Ensino Remoto. Desenvolve pesquisas interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia, Linguística, Tecnologias e Ciência da Informação, as quais investigam o estabelecimento de interações contingentes em processos educacionais a distância, como também o desenvolvimento de conteúdos digitais para a Educação numa perspectiva dialógica e crítica. Coordenou o Projeto Universal N° 482704/2013-6 do CNPq, intitulado: Desenvolvimento de Ontologias com Base no Sistema de Análise de Interações Contingentes para a Implementação de Avaliações Formativas em Fóruns de Discussão. Atualmente coordena os projetos intitulados: Etnografia interacional como uma lógica de investigação sobre metodologias de ensino e pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias digitais inovadoras e Representação da Interação em Fóruns Online para a Investigação de Contextos de Aprendizagem: Um Estudo Etnográfico.
Universidade Federal do Ceará/ Professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC). Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC) e coordenador da Linha de Pesquisa Mediação e Gestão da informação e do conhecimento. Brasil
Possui doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2007). É professor adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF-UFC). Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFC) e coordenador da Linha de Pesquisa Mediação e Gestão da informação e do conhecimento. Tem experiência em temas relacionados a processos ensino-aprendizagem, práticas informacionais, mediação e uso da informação, aspectos históricos e epistemológicos da Ciência da Informação.
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