O bibliotecário analista de chatbot: as competências desenvolvidas nos cursos presenciais de bacharelado em biblioteconomia da cidade de São Paulo
Resumo
Esta pesquisa estuda acerca da capacitação do bibliotecário, durante a graduação do curso de biblioteconomia, bem como o seu perfil profissional e competências depois de graduado para atuar no mercado de trabalho dos chatbots, pautada sobre a possibilidade de o bibliotecário ter competências compatíveis com a do analista de chatbot, função que surge e se expande cada vez mais devido ao desenvolvimento tecnológico e maior advento da inteligência artificial, e exige competências relacionadas ao atendimento das necessidades informacionais do usuário/cliente de um serviço. Trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa/quantitativa, que traz análise dos currículos dos cursos presencias de biblioteconomia da cidade de São Paulo e relaciona as competências que o bibliotecário contemporâneo desenvolve, ainda enquanto estudante de biblioteconomia, com as competências exigidas pelo mercado de trabalho para que um profissional ocupe o cargo de analista de chatbot. Com este estudo, foi possível concluir que, atualmente, os estudantes de biblioteconomia recebem, dos cursos analisados, boas ferramentas para o desenvolvimento de competências que os habilitam para atuarem como analistas de chatbot, apresentando uma nova possibilidade profissional para os bibliotecários.
Palavras-chave
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Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. ISSN: 1980-6949
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