O bibliotecário analista de chatbot: as competências desenvolvidas nos cursos presenciais de bacharelado em biblioteconomia da cidade de São Paulo

Thais dos Santos Queiroz, Valéria Martin Valls

Resumo


Esta pesquisa estuda acerca da capacitação do bibliotecário, durante a graduação do curso de biblioteconomia, bem como o seu perfil profissional e competências depois de graduado para atuar no mercado de trabalho dos chatbots, pautada sobre a possibilidade de o bibliotecário ter competências compatíveis com a do analista de chatbot, função que surge e se expande cada vez mais devido ao desenvolvimento tecnológico e maior advento da inteligência artificial, e exige competências relacionadas ao atendimento das necessidades informacionais do usuário/cliente de um serviço. Trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa/quantitativa, que traz análise dos currículos dos cursos presencias de biblioteconomia da cidade de São Paulo e relaciona as competências que o bibliotecário contemporâneo desenvolve, ainda enquanto estudante de biblioteconomia, com as competências exigidas pelo mercado de trabalho para que um profissional ocupe o cargo de analista de chatbot.  Com este estudo, foi possível concluir que, atualmente, os estudantes de biblioteconomia recebem, dos cursos analisados, boas ferramentas para o desenvolvimento de competências que os habilitam para atuarem como analistas de chatbot, apresentando uma nova possibilidade profissional para os bibliotecários. 


Palavras-chave


Bibliotecário competências. Biblioteconomia mercado de trabalho. Biblioteconomia currículos acadêmicos. Bibliotecário analista de chatbot.

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