Comportamento de busca da informação dos usuários do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE): um estudo exploratório
Resumo
Os estudos de comportamento de busca da informação possuem como objetivo compreender os elementos de interesse, necessidade e hábitos de informação dos indivíduos, assim como traçar fatores humanos e sociais que afetam a relação entre o usuário e a informação. Partindo desta premissa, este artigo possui como objetivos: compreender o comportamento de busca da informação dos usuários do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, apontando que tipo de informações eles buscam, qual a sua necessidade de informação, assim como os fatores internos e externos que influenciam no processo de busca da informação. Através de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário com 23 usuários do Instituto, tornando-se possível relacionar o padrão de comportamento da informação destes indivíduos com outros estudos desenvolvidos ao longo das produções científicas brasileiras. Sendo assim, conclui-se que os usuários do IHGSE buscam informações através dos jornais e biblioteca do Instituto, sob influência do conhecimento prévio e do orientador da graduação e/ou pós-graduação, que direcionam o desenvolvimento de pesquisas de caráter acadêmico. Estes indivíduos buscam informação diretamente com os funcionários do Instituto e fatores como a iluminação, ventilação, tempo para execução da pesquisa influenciam no desenvolvimento do processo de busca da informação destes indivíduos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
____________________________________________
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo. ISSN: 1980-6949
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. © 2002 / Todos os direitos reservados a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. Contato: rbbd@febab.org.br