Publicado 23-03-2021
Palavras-chave
- Competência em Informação,
- Startups,
- Aprendizagem Organizacional,
- Aprender a Aprender,
- Vantagem Competitiva.
Como Citar
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
As startups são organizações enfocam tecnologias de informação, geralmente são compostas por poucos sujeitos organizacionais, bem como há uma tendência natural de valorizarem a inovação. Nesse intuito, ou seja, de inovar e construir ‘novo’ conhecimento, os profissionais necessitam de competências e habilidades para acessar e analisar informações confiáveis. A competência em informação contribui para que o acesso à informação seja eficiente, resultando em tomadas de decisão eficazes. Objetiva-se investigar a relevância da competência em informação para a aprendizagem de profissionais que atuam em startups e propor um modelo de aplicação desta competência em uma aceleradora de startups. Os procedimentos metodológicos envolvem a pesquisa bibliográfica sobre competência em informação na área empresarial e startups que possibilitaram a construção de um modelo de inserção desta competência para as startups aceleradas. Os resultados demonstram que saber como avaliar e agregar valor ao conhecimento é fundamental para que as startups possam inovar e adquirir vantagem competitiva. As considerações finais ressaltam que o modelo de inserção da competência em informação pode ser inserido na aceleradora de startups, promovendo inovação e conhecimento a partir de informação consistente e fidedigna. Essa aceleradora pode promover a competência em informação por meio de cursos de capacitação e workshops.